Com a mudança de estação, é comum renovar o guarda-roupa definindo as peças por categorias. E contar com a ajuda de organizadores funcionais para armazenar o que não será utilizado ao longo dos próximos meses, liberando espaço para as peças da nova temporada, deixará o dia a dia muito mais prático. Por isso, a personal organizer, Juliana Aragon, parceira da Ordene, lista 4 dicas que são essenciais para quem deseja se livrar da bagunça e conquistar um closet prático e organizado. Confira!
(Foto: divulgação)
A nova estação pode ser a situação perfeita para dar um jeito naquilo que mais incomoda: a bagunça! Pilhas de edredons desmoronando e sapatos jogados embaixo da cama são alguns dos itens que são encontrados nos quartos durante o inverno e que não fazem mais sentido durante a chegada da primavera. Pensando nisso, a Ordene convidou a personal organizer, Juliana Aragon, para dar dicas de organização para quem quer aproveitar a temporada livre de estresse e com mais praticidade na rotina. Confira as dicas:
:: Diga adeus as peças que não são utilizadas
“Antes de iniciar a organização, pare em frente ao closet, avalie os itens e responda de maneira sincera: ainda uso essa roupa ou acessório? A resposta definirá se a peça deve ficar no armário ou não”, comenta a profissional.
De acordo com a Juliana, o ideal é não tirar tudo de uma vez, já que existem peças que, às vezes, estão em desuso por precisar de pequenos reparos, como trocar um botão, colocar um zíper que quebrou ou costurar um pequeno rasgo. “Muitas vezes deixamos uma roupa ‘parada’ porque não fazemos a manutenção necessária. A organização é importante para olhar com clareza essas peças que ficaram de lado, mas que ainda possuem potencial para serem utilizadas”, comenta. Mas, aquelas que não são usadas há anos ou não servem mais, devem ser passadas para quem fará melhor aproveito da peça. “É o tipo de roupa que sabemos que nunca mais vamos vestir. Então para que deixá-las ocupando um espaço que pode ser mais bem aproveitado?”, questiona.
:: O segundo passo para a organização
(Foto: divulgação)
Definido o que volta para o closet e o que vai embora, é hora de saber o que ficará pendurado e o que irá para gavetas e caixas. “Se há espaço para pendurar, ótimo! Isso dará maior visibilidade. Senão, pendure apenas roupas que amaçam com maior facilidade e deixe o restante para gavetas e conte com a ajuda de colmeias e caixas organizadores para otimizar ainda mais o espaço”, comenta a personal organizer. Uma outra dica da profissional é utilizar cabides específicos para itens pequenos, como gravatas e cintos. “Temos disponível no mercado uma série de organizadores de gaveta que são perfeitos para manter organizado esses itens menores. Esses produtos já são pensados exclusivamente para armários, closets e guarda-roupa, ajudando na escolha no dia a dia”, explica. Para as peças mais leves, como shorts de malha, roupas de academia e camisetas, a profissional recomenda que esses modelos sejam mantidos dobrados e de preferência em colmeias para ganhar mais espaço das gavetas.
Separadores para Cabides
Principalmente para casais que dividem o mesmo guarda-roupa, contar com produtos que delimitem espaços é fundamental. E auxiliando nessa tarefa de separar roupas que sejam da mesma categoria, os separadores para cabides conseguem demarcar e facilitar a visualização de toda as peças no dia a dia. Por conta de sua versatilidade e levar em seu design opções de cores neutras, natural e branco, podem ser utilizados nos guarda-roupas femininos, masculinos, ou para quando o casal divide o mesmo espaço.
Cabide Giratório para Cintos, linha My Closet, Ordene.
O produto é ideal para organizar os cintos de forma prática para o dia a dia. Com rotação 360°, o produto possui hastes antiderrapante.
:: Use e abuse dos organizadores
(Foto: divulgação)
Durante a primavera, casacos e roupas de cama mais pesadas são guardados nas partes mais altas dos armários para dar espaço para opções mais leves. Mas alguns cuidados são essenciais para preservar as peças e deixá-las livres de mofo e mau cheiro até a próxima troca de estação. Pensando nisso, armazenar os vestuários em sacos à vácuo é uma excelente estratégia. “O mercado já oferece milhares de opções de Vac Bag, que são ideais para otimizar o espaço no closet e armários quando precisamos guardar edredons e cobertas. Além disso, esse item é um salva vidas quando vamos fazer uma mala de viagem, mantendo a bagagem muito mais organizada e espaçosa”, comenta Juliana.
:: Bem-estar através da limpeza
Um closet abarrotado, sem organização e critério, gerará estresse, principalmente se ele é aberto e tudo o que há dentro fica visível o tempo todo. “Um dos benefícios da organização é a conquista da paz de espírito e o bem-estar. Por isso, o armário precisa estar sempre em ordem, seja ele aberto ou não. A desordem causará dores de cabeça e tirará todo o intuito de ter um closet”, aconselha.
Além da organização, a limpeza do closet também deverá estar sempre em ordem. “Nada como chegar em um lugar e sentir aquela sensação de limpeza. Com o closet não é diferente. Além de uma rotina de faxina, contar com produtos que auxiliam nesta questão é uma boa ideia, como rolos que tiram pelos – que podem se fixar nas roupas devido ao pó do local – e desumidificador para remover o excesso de umidade do local, que causa odores desagradáveis, além de mofo”, finaliza.