(Foto: divulgação)
Autor: Gabriel Camacho
Especialista em leilões dá dicas para avaliar imóveis antes de bater o martelo
Ter uma casa própria é o sonho de 87% dos brasileiros, embora a situação econômica do país não esteja muito favorável para tal investimento. Isso é o que mostra um levantamento recente feito pelo Censo de Moradia QuintoAndar e pelo Instituto Datafolha, que também revela uma maior valorização pelo imóvel próprio que pela estabilidade financeira, religião e filhos. Além disso, em muitos casos, a situação financeira pode não ajudar na concretização desse sonho, posto que, os jovens são os que apresentam maior porcentagem no levantamento, com 91% dos entrevistados entre 21 e 24 anos afirmando querer adquirir um imóvel próprio.
Com esse cenário, é preciso recorrer a outros meios e uma das opções mais vantajosas é o leilão de imóveis. Carros, mobiliários, eletrodomésticos e até vagas de garagem podem ser adquiridos por lances em leilões. Devido a alta taxa de juros da economia e aos mais de 67 milhões de brasileiros endividados, a modalidade que permite arrematar bens até pela metade do preço cresce cada vez mais, mas é preciso ter cuidado com os anúncios.
Para esclarecer melhor o que é preciso analisar antes de participar e dar um lance em leilões, Isabella Peracchi, uma das investidoras referência no mercado brasileiro de leilões e a maior influenciadora especializada no ramo, dá algumas dicas de cuidados que as pessoas devem ter antes de bater o martelo na compra de um imóvel, confira:
– Localização do imóvel: É preciso definir qual é o seu objetivo na compra do imóvel, se é para locação ou compra e venda. “É a localização que determina a velocidade da locação ou venda do imóvel posteriormente”, diz Isabella.
– Analise os documentos: Analisar todas as informações presentes no edital, laudo de avaliação e matrícula são imprescindíveis. E claro, verificar se o imóvel ofertado está alinhado com as suas necessidades.
– Calcule os gastos envolvidos: O valor do lance não é o valor final do imóvel, já que você ainda pode ter eventuais despesas. “Avalie todos os custos extras e verifique qual será o seu custo total para aquisição do bem. Isso vai te livrar de muitas dores de cabeça posteriores”, alerta a especialista.
– Saiba seu valor de mercado: Um bom caminho para saber se o imóvel está abaixo do valor de mercado é pesquisar o valor médio de imóveis semelhantes ao que está sendo leiloado.
É de grande importância que o comprador também estude e conheça mais sobre o mercado de leilões antes de fechar sua primeira compra. Ao contrário do que muitos pensam, leilão não se trata de sorte e sim, de muito estudo, conhecimento e trabalho duro.
Para quem se interessa em investir no mercado de leilões de imóveis, Isabella Peracchi dá dicas diárias em suas redes sociais (@isabella.peracchi no Instagram). “Fundei também a Escola do Leilão, que já transformou a vida de centenas de alunas e alunos. Tenho como grande objetivo facilitar o conhecimento sobre o mercado de leilões, para que cada vez mais pessoas possam ganhar dinheiro e aproveitar as grandes oportunidades desse mercado”, finaliza Peracchi.