Paredes com revestimentos cimentícios: explore essa tendência!

(Foto: Henrique Ribeiro)

Imerso em características urbanas, o material é resistente, mais econômico e, por conta de suas formas variadas, está em alta no décor residencial e comercial

 

Forte aliado na arquitetura de interiores com ares mais contemporâneos, os revestimentos cimentícios ganharam novas roupagens que simulam a estética de outros tipos de materiais. Pautados nessa versatilidade, o escritório PB Arquitetura investe na variação de formatos, com o efeito 3D que reveste essa parede em destaque na sala de estar.

Aquela parede ainda’ crua’ em cimento, muito vista na etapa da construção civil, agora vem ganhando visibilidade nos projetos arquitetônicos sendo associada aos estilos mais modernos, contemporâneos, rústicos e industriais pelo charme e magnetismo que dão ao local, o que fez esse tipo de material ganhar a simpatia dos amantes do décor, principalmente com o uso do concreto aparente ou dos revestimentos cimentícios, uma tendência que vem se destacando cada vez mais.

Os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, do escritório PB Arquitetura, explicam que os materiais são produzidos com uma mistura de outras matérias-primas e modelados em uma variedade de cores, formatos e relevos. “Podem ser moldados no local da construção ou em placas 3D que utilizamos muito para arquitetura de interiores. Tratam-se de elementos muito versáteis que, além dos ambientes internos, também podem compor áreas externas como fachadas e jardins”, comenta Bernardo.

Neste living assinado pela dupla Priscila e Bernardo, as placas cimentícias brancas servem de contraponto com o papel de parede em tons escuros. Sem quebrar a unidade do ambiente, cria uma atmosfera perfeita para receber amigos e família | Foto: Henrique Ribeiro

Novas tecnologias possibilitaram essas inovações e atualmente é muito comum vermos peças industrializadas que simulam a estética da madeira, porcelanato, couro e até mesmo a cor da cerâmica tradicional, fugindo do tradicional concreto cinza.

 

Revestimentos cimentícios x Concreto aparente x Cimento Queimado

Nessa seara, são muito recorrentes as dúvidas relacionadas às diferenças entre o revestimento cimentício com os acabamentos em concreto aparente e cimento queimado. Segundo os arquitetos da PB, os revestimentos são placas prontas paginadas sobre pisos ou paredes, e o concreto aparente, também conhecido como concreto arquitetônico, é uma estrutura crua, moldada em formas e estruturado internamente com vergalhões ou malhas de aço. Geralmente, quem opta por este tipo de construção com manipulação de concreto aparente, segue um viés de arquitetura moderna, brutalista, industrial e livre de elementos decorativos.

Já o cimento queimado é uma técnica que usa argamassa preparada com cimento, areia e água que, por sua vez, é aplicado com desempenadeira para dar nivelamento. “O material, por si, tem uma essência porosa e a superfície pode ser impermeabilizada”, relata Priscila.

 

Criando destaques

Neste living com pé-direito duplo, de 6m, os arquitetos do escritório PB Arquitetura investiram em uma parede com placas cimentícias, que simulam a aparência de ripas, para inserir o cinza como destaque no conjunto de paredes brancas. O acabamento realça a ‘imperfeição’ e a forma única de cada peça | Foto: Henrique Ribeiro

Para a arquiteta, a criatividade é o pontapé de muitos projetos e os revestimentos cimentícios não fogem dessa regra, uma vez que são bastante versáteis para serem aplicados em paredes inteiras ou em detalhes parciais, tetos, pisos, colunas, lajes, fachadas, jardins e até móveis. “É daqueles elementos que consideramos um ‘coringa’ na arquitetura de interiores”, avaliza.

Por se encaixar em diversas estéticas, o material pode conceder uma neutralidade como pano de fundo para outros itens, como é o caso do cimento queimado. A paleta cinza abre espaço para outras tantas opções de texturas e cores nos revestimentos, mobiliário e decoração. Quando se opta pela aparência 3D, na maioria das vezes são na cor branca com iluminação projetada para dar o efeito de luz e sombra. No oposto, tons coloridos propiciam mais vida para o espaço. “Instalamos este tipo de revestimento em paredes extensas que normalmente não tenham nenhuma outra interferência, como portas e janelas, por exemplo. E, sem dúvidas, caprichamos no projeto de iluminação, que faz toda diferença no efeito de luz e sombra no 3D”, completa Bernardo.

 

Cuidados e manutenção

De modo geral, os revestimentos em cimento são resistentes, duráveis e exigem pouca manutenção ao longo dos anos. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente quando se trata de concreto aparente ou colorido. Os arquitetos alertam para o uso de produtos abrasivos ou ásperos que podem acabar manchando e danificando as peças em função da porosidade do material.

Sobre os cuidados em ambientes internos, o recomendado é utilizar espanador, luvas ou panos de microfibra sem tingimento e o emprego de escovas ou vassouras macias quando se faz necessário o uso de detergente neutro. Para áreas externas, pode-se utilizar lavadora de alta pressão com jato aberto em leque.

As paredes não sujam com tanta facilidade quanto os pisos, mas no dia a dia é bom eliminar sujeira o mais rápido possível para evitar manchas. Em resumo, uma mão de obra especializada para instalação, cuidados na manutenção e uma boa impermeabilização em ambientes externos e fachadas são ideais para quem opta por esse tipo de revestimento”, finaliza Bernardo.

 

 

 

O escritório PB Arquitetura desmistifica o pensamento de que revestimentos cimentícios estão apenas relacionados à área construtiva em andamento. Nesse projeto, placas brancas de mosaicos diferentes são o requinte do lavado | Foto: Eric Romero

 

Sobre a PB Arquitetura

O escritório é liderado pelo casal Priscila e Bernardo Tressino, desde 2010. Se conheceram na faculdade de arquitetura e juntos somam diversas especializações, com destaque nas áreas de design de interiores e paisagismo. Possuem mais de 10 mil m² de obras realizadas, com a colaboração de equipe 100% formada por arquitetos.

Os profissionais possuem larga experiência em desenvolvimento de projetos de arquitetura, interiores e paisagismo. Os sócios participam ativamente de todos os detalhes e etapas dos processos, realizados com responsabilidade e dedicação. Marcados por um estilo contemporâneo e criativo, surpreendem por revelar a essência dos clientes com identidades autênticas, agradando desde os mais elegantes até os mais excêntricos.

Para quem valoriza o que há de mais moderno no mercado, o escritório oferece a possibilidade de navegar nos futuros ambientes, através de óculos de realidade virtual e projetos 3D de altíssima qualidade.

 

Serviço:

PB Arquitetura

End. Alameda Caulim, 115 sala 710

Bairro Cerâmica, São Caetano do Sul – SP

Telefone: (11) 2311-1178 / (11) 96202-1731

Instagram: @pbarquiteturanoinsta

Site: www.pbarquitetura.com.br

E-mail: contato@pbarquitetura.com.br

Compartilhe: