Mercado de beleza: como está o perfil do consumidor para 2023?

Cada vez mais exigentes, as pessoas buscam por produtos que unem a beleza com a saúde.

O cuidado com o rosto, corpo e cabelos já era uma rotina na vida de muitas pessoas que acabou se intensificando com a pandemia de Covid-19, já que o isolamento social reforçou que o autocuidado é uma forma de cuidar da saúde, bem-estar e autoestima.

 

Com isso, as pessoas também foram adquirindo novos hábitos e exigências das marcas. O mercado de beleza precisa estar constantemente inovando para atender as expectativas dos consumidores e atender às suas diversas necessidades. Quem tem uma marca sabe da importância das pesquisas de tendências de mercado e como elas vão influenciar na venda dos produtos.

 

Mas, afinal, como está o perfil do consumidor do mercado de beleza em 2023? 

Elle Ferraz, modelo e CEO da Jus, marca inovadora de cosméticos, explica que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde. “A procura por produtos de beleza vai além da estética. Há a preocupação em realmente usar produtos que protegem e cuidam da pele, por isso, a união entre a beleza e tecnologia tem se mostrado essencial”, comenta.

 

Além disso, a procura por produtos veganos e sustentáveis tem aumentado cada vez mais em 2022. A tendência é que continue para os próximos anos.

 

A WGSN identifica e acompanha as tendências, por isso, fez uma macro previsão sobre os perfis dos consumidores de beleza, com uma equipe internacional de especialistas e analistas. 

 

São cinco perfis de consumidores que possuem uma série de valores e motivados por uma nova energia, desenvolvendo prioridades e habilidades depois de enfrentar dificuldades e lidar com o futuro incerto, de acordo a WGSN. São eles:

 

Minimalistas

Um grupo inteligente de consumidores que valoriza a eficácia e a eficiência, usando produtos para diversas finalidades a fim de simplificar sua rotina de beleza e minimizar o desperdício. Eles são comprometidos a reduzir o consumo e orgulhosos de fazer boas compras!

 

Eco-Revolucionários

Lideram uma nova revolução da beleza que exige o uso de materiais sustentáveis, como o refil, e adorando modelos de negócios sustentáveis. Possuem uma forte crença na mudança positiva, com um perfil otimista e ecológico, dão preferência para as marcas e produtos que colocam as pessoas e o planeta em evidência.

 

Utópicos

Para eles, a beleza e felicidade são sinônimos e procuram sempre o próximo produto venerado. Preferem produtos sensoriais que ajudam o bem-estar físico e mental. Ou seja, através da beleza, criam um ambiente feliz. Possuem o objetivo de descobrir novos produtos escolhendo versões de beleza sem químicos nocivos para impulsionar o bem-estar.

 

Super Básicos

Como o próprio nome já diz, eles fazem a simplicidade e a frugalidade parecerem cool. Rejeitam produtos hypados e preferem aqueles de cuidados pessoais e de higiene, sem frescuras.

 

Dermo-ilusionistas

Levando a beleza ao metaverso, esse grupo diverso e super artístico cria as suas próprias histórias de beleza que desafiam o padrão e promovem a auto-expressão.Misturam cosméticos, próteses e efeitos digitais. Desafiam também as propostas de beleza limitadas ao criarem suas próprias visões de beleza.

 

Você se identifica com algum desses perfis? 

 

*fonte: WGSN

Compartilhe: