A Balmain acaba de lançar sua coleção de Pre-Fall 2023 inspirada em algumas das criações mais marcantes de Monsieur Balmain dos anos 1960 e 1970, destacando os códigos tradicionais da maison, combinações em preto e branco, alfaiataria parisiense e uma série de designs com os icônicos botões dourados.
Olivier Rousteing, diretor criativo da marca, compartilhou uma carta sobre a coleção:
Quando fui entrevistado para fazer parte do time Balmain em 2009, ouvi alguns de meus colegas dizerem que a maison era um ‘gigante adormecido’. Fiquei um pouco surpreso ao ouvir isso. Como tantos outros franceses, eu estava confiante de que já sabia tudo que precisava saber sobre a Balmain. Crescemos vendo o que acontecia com a marca, parecíamos ter memórias parecidas sobre aquelas famosas peças que nossos pais e avós tinham guardadas em seus armários. E, sim, já havia lido um pouco sobre a incrível história de sucesso do pós-guerra da marca de alta costura de Monsieur Balmain. Mas, para ser honesto, eu não estava preparado para ser apresentado aos arquivos da maison.
A riqueza dessa vasta coleção de esboços, recortes, vídeos e criações me surpreendeu há 13 anos. E ainda hoje, a Balmain teve a incrível sorte de nunca ter se mudado do endereço original de nosso fundador – portanto, fica claro que pouco se perdeu dos mais de 75 anos história da marca. Com esta coleção, que se baseia no patrimônio da grife, espero deixar claro o porquê ainda me emociono sempre que mergulho nas extensas bibliotecas e arquivos Balmain.
Para a coleção de Pre-Fall, eu e minha equipe nos inspiramos em alguns dos designs mais fortes de Monsieur Balmain dos anos 1960 e 1970. Esse foi, claro, um momento incrível para a moda parisiense. Graças ao novo estilo francês de Pierre Balmain e a mistura de outras ideias originais de vários outros costureiros franceses, Paris foi restaurada à sua posição de capital do mundo da moda. Mesmo assim, a Balmain e outros designers continuaram a avançar em outras direções e refletir as revoluções sociais que aconteciam ao seu redor, bem como as oportunidades, inspirações e técnicas. Além disso, a Balmain e outras maisons parisienses estavam apenas começando a experimentar as possibilidades libertadoras do prêt-a-porter, ajudando a abrir a moda para um público novo e mais jovem.