A tendência mais divertida dos anos 90 voltou com tudo
A tendência barbiecore, que se popularizou na década de 1990, consiste em se vestir e se maquiar de forma inspirada na boneca Barbie, buscando um visual inocente e “menininha”. Recentemente, essa tendência tem ganhado força novamente, graças ao lançamento do filme “Barbie”, estrelado por Margot Robbie, que também é produtora.
O filme, que ainda não foi lançado, conta a história de uma boneca Barbie que se torna humana e vai para o mundo real, onde aprende a lidar com as diferenças e a se aceitar como é. A atriz australiana, que é conhecida por seus papéis fortes e independentes, como em “Esquadrão Suicida” e “Eu, Tonya”, foi escolhida para interpretar a personagem principal justamente por conta de sua capacidade de mostrar uma imagem de força e independência, mesmo enquanto segue a estética da boneca Barbie.
Além disso, o retorno da tendência barbiecore também pode ser atribuído ao crescimento do movimento “body positive”, que incentiva as pessoas a se amarem e se aceitarem como são, independentemente do tamanho ou formato do corpo. A estética da boneca Barbie, que é magra e tem proporções ideais, pode ser vista como uma forma de se libertar das pressões sociais para se encaixar em padrões de beleza impostos pela sociedade.
A tendência barbiecore também tem sido associada à moda “candy colors”, que consiste em usar cores suaves e alegres, como rosa, azul e amarelo, e acessórios como miçangas e laços. Isso faz com que as pessoas que seguem essa tendência pareçam ainda mais jovens e inocentes, o que é uma forma de se desvincular do mundo adulto e de suas responsabilidades.
Enfim, a tendência barbiecore está de volta e ganhando força novamente, graças ao lançamento do filme “Barbie” e ao crescimento do movimento “body positive”, que incentiva as pessoas a se amarem e se aceitarem como são. É uma forma de se libertar das pressões sociais para se encaixar em padrões de beleza impostos pela sociedade e uma forma de se divertir e se sentir jovem e inocentes.