Conversamos com João Torre, um dos maiores especialistas nessa modalidade, para entender como o consórcio pode te ajudar a investir em imóveis.
O mercado imobiliário no Brasil continua aquecido, mesmo com as altas na taxa Selic. Um levantamento feito pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), em parceria com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), mostrou que o número de novos imóveis comercializados aumentou 18% no primeiro semestre de 2022, quando comparado ao mesmo período em 2021.
Grande parte das pessoas que adquiriram imóveis contaram com a ajuda do consórcio, um investimento que, popularmente, é utilizado como uma forma programada de economizar dinheiro. Mas, na verdade, ele é uma ótima forma de aumentar o seu patrimônio ao comprar o imóvel em um local de valorização e obter um lucro com esse investimento, futuramente, vendendo ou alugando.
“Podem não acreditar, mas você pode construir um patrimônio sem se descapitalizar através do consórcio imobiliário. E ainda, conseguir uma alavancagem patrimonial de até 10x o valor investido”, explica João, especialista em Aumento Patrimonial e Renda Passiva através de Imóveis com Consórcios e sócio fundador da Soluções e Investimentos.
Para ter lucro não basta apenas comprar um imóvel, é necessário pensar estrategicamente para que haja fácil giro, ou seja, estudar os gostos e comportamentos dos consumidores. Uma pesquisa do DataZap+, publicada pela primeira vez pela revista Exame Invest, revelou alguns hábitos dos brasileiros após a pandemia, como o Home Office.
Para 58% do total de entrevistados, é muito importante que o imóvel a ser alugado tenha um espaço dedicado para o home office e 53% do total acham essencial no caso do imóvel ser comprado. Ou seja, o imóvel precisa ter no mínimo 2 quartos. O estudo também revelou a preferência por imóveis arejados e com luz natural (76%). Essa é uma característica de pessoas que ficaram muito mais tempo em casa devido a pandemia e valorizam o seu lar. O terceiro item mais mencionado pelos entrevistados foi a praticidade de comércio e serviços nas proximidades do prédio, apesar do grande crescimento do delivery. Imóveis com vista (64%) e com varanda (59%) também foram citados. Apesar do Home Office, quem não pode fazer, prefere morar perto do trabalho, de acordo com a pesquisa. Antes da pandemia este comportamento não era nem cogitado.
Quer começar a investir no mercado imobiliário, mas não sabe como? João Torre conta quatro coisas que o consórcio pode fazer por você.
1) Criar disciplina financeira. “O consórcio te ‘blinda’ de você mesmo, já que você vai conseguir guardar o mesmo valor todo mês sem que você possa sacá-lo”, comenta.
2) Alavancagem patrimonial: a partir do momento em que você é contemplado, você transforma o valor investido em um patrimônio muito maior.
3) Te ajuda a investir em imóveis. “Quando você é contemplado, você tem seu consórcio imobiliário para comprar os seus imóveis com inteligencia”, explica João.
4) Geração de renda. Quando você investe em imóveis com sabedoria, você vai gerar renda do aluguel a partir deles. Seja convencionalmente, no Airbnb ou Housi.