Especialista indica cinco livros para quem quer começar a investir

Carlos Magno, um dos maiores nomes da economia, faz seleção com seu top 5

Existem diversas estratégias para aumentar o patrimônio e conquistar a independência financeira. Entre elas, está o hábito de poupar, a ampliação da renda, os investimentos em renda fixa ou variável, a diversificação da carteira… E, se você acha que esses termos são difíceis e apenas para especialistas em economia, é justamente nesse ponto que você se engana. Investir é para todo mundo, e a melhor forma de saber como iniciar é estudando, lendo e se inspirando.

“Enquanto as pessoas continuarem pensando que entender de investimentos é assunto para economistas, executivos e milionários, elas continuarão pobres. Definitivamente, não é preciso ser rico para começar a investir, mas é preciso investir para um dia ser rico. Se eu comecei com apenas 15 reais, você também pode”, diz Carlos Magno, que tem mais de 700 mil seguidores no Instagram e ficou milionário aos 23 anos. Ele se tornou mentor do ‘’MVI’’, um dos mais populares programas de treinamento financeiro da internet no Brasil, voltado para quem deseja investir dinheiro por conta própria de forma virtual.

O especialista que é natural de São José dos Campos, formado em Direito pela FMU, abdicou da carreira de advogado para se dedicar aos investimentos na bolsa de valores, o que lhe rendeu o patrimônio atual. Morador da capital paulista, o empresário costuma exibir a vida de luxo que leva, com direito a carros e contas de jantares caros, também indica cinco livros para quem quer dar o primeiro passo no mercado de investimentos, confira:

Pai rico, pai pobre – Robert T. Kiyosaki

A escola prepara as crianças para o mundo real?  Essa é a primeira pergunta com a qual o leitor se depara neste livro.  O recado é ousado e direto: boa formação e notas altas não bastam para assegurar o sucesso de alguém. O mundo mudou; a maioria dos jovens tem cartão de crédito, antes mesmo de concluir os estudos, e nunca teve aula sobre dinheiro, investimentos, juros etc. Ou seja, eles vão para a escola, mas continuam financeiramente improficientes, despreparados para enfrentar um mundo que valoriza mais as despesas do que a poupança.

Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker

A ideia é fazer o seu dinheiro trabalhar para você tanto quanto você trabalha para ele. Para isso, é necessário poupar e investir em vez de gastar. “Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros”, diz Eker. “É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo.”

O homem mais rico da Babilônia – George S. Clason 

Um clássico sobre como multiplicar riqueza e solucionar problemas financeiros. Baseando-se nos segredos de sucesso dos antigos babilônios — os habitantes da cidade mais rica e próspera de seu tempo —, George S. Clason mostra soluções ao mesmo tempo sábias e muito atuais para evitar a falta de dinheiro, como não desperdiçar recursos durante tempos de opulência, buscar conhecimento e informação em vez de apenas lucro, assegurar uma renda para o futuro, manter a pontualidade no pagamento de dívidas e, sobretudo, cultivar as próprias aptidões, tornando-se cada vez mais habilidoso e consciente.

O investidor inteligente – Benjamin Graham

Maior consultor de investimentos do século XX, Benjamin Graham ensinou e inspirou milhares de pessoas ao redor do mundo. Seu conceito de “valor de investimento” protege os investidores de cometer erros substanciais e os ensina a desenvolver estratégias de longo prazo. Isso fez com que O investidor inteligente se tornasse a bíblia do mercado de ações desde sua primeira publicação, em 1949. A partir daí, as evoluções do mercado provaram a sabedoria das estratégias de Graham

Valuation: Como avaliar empresas e escolher as melhores ações – Aswath Damodaran

Aliando a boa teoria às melhores práticas, o renomado autor Aswath Damodaran escreveu este livro com o intuito de oferecer aos leitores um material atualizado, objetivo e criterioso sobre o interessante tema. Laureado professor de negócios, o autor mescla com maestria os fundamentos clássicos sobre finanças, aos conceitos desenvolvidos e consagrados por ele – como o próprio termo Valuation, disseminado globalmente. A obra apresenta as ferramentas conceituais mais adequadas à compreensão do funcionamento de uma empresa e de seus valores intrínsecos. Assim, após a leitura do livro, o leitor estará ainda mais apto a estabelecer o valor de ações de empresas e poderá igualmente utilizar esse conhecimento para se tornar um investidor mais bem informado e bem-sucedido no mercado.

Compartilhe: