A cabeleireira e especialista capilar Raquel Souza conta que quando a franja é bem feita, não tem quem não goste. É um estilo que todo formato de rosto e toda textura de cabelo podem ter. E confie que ela é tão versátil quanto impactante. Elas são uma maneira simples de enquadrar elegantemente seu rosto quando o resto dos fios está preso, além de elevar penteados soltos.
As curtain bangs, com o estilo que marcou as décadas de 70, retornam com ainda mais popularidade entre as mulheres que desejam um visual moderno e ousado. O estilo cortininha também é conhecido como franja Bardot, graças ao look de marca registrada da atriz francesa Brigitte Bardot. Por isso também a forte inspiração dos anos 1970, quando os cabelos volumosos e cheios de camadas estavam no auge.
Uma versão mais suave e personalizada das franjas retas e comuns, a franja cortininha, realça as características faciais como olhos e maçãs do rosto. “Você pode escolher entre uma versão mais longa com uma abertura na parte central ou mais curta emoldurando a linha da testa. O objetivo do corte é destacar todas as suas características positivas.” comenta Raquel Souza.
Na versão repaginada mais recente, quem ganha o estrelato é realmente o corte que simula uma cortina emoldurando o rosto. E se, no passado, já houve um preconceito de que apenas cabelos lisos ficavam bem com elas, a ideia também já caiu por terra.
Antes de mergulhar no corte, vale considerar se a franja combina com seu estilo de vida. Algumas pessoas acham desconfortável a sensação de cabelo no rosto. Para manter a forma desejada, é necessário mais do que uma ida ao salão. As franjas precisam de limpeza para se manter livres de oleosidade, suor, maquiagem e produtos aplicados na pele. O cuidado diário é essencial, mas nem sempre é fácil, portanto, se você conseguir dedicar 10 minutos do seu dia para a sua franja, já será o suficiente.
Confira algumas inspirações: