O guia definitivo do leilão: passo a passo para bater seu primeiro martelo

Especialista em leilões explica o passo a passo para arrematar o lance com segurança

O mercado de leilões é um dos ambientes mais oportunos para aqueles que estão em busca de um bom negócio. Carros, mobiliários, apartamentos e até peças de vestuário podem ser adquiridas na modalidade, que já é relevante há muitos séculos, com o seu surgimento relatado em meados de 500 a.C. Apesar disso, o leilão ainda não tem a popularidade que merece, quando comparada a outros métodos como o financiamento e o consórcio, por exemplo, o que pode trazer algumas dúvidas para o consumidor.

Além disso, recentemente alguns leilões podem ser realizados completamente online, dispensando a presença física do licitante para uma eventual arrematação. A inovação que transformou completamente todos os mercados pode causar confusão pela simplicidade no seu funcionamento e até mesmo, em sua fiscalização. Na teoria, é simples: o maior lance, vence. Na prática, é preciso tomar alguns cuidados para não se enrolar na hora de bater o martelo.

Pensando nisso, uma das principais referências no mercado brasileiro de leilões e a maior influenciadora especializada no ramo, Isabella Peracchi, preparou um guia definitivo com o passo a passo para bater o martelo e arrematar o lance com toda a segurança possível. “Eu costumo dizer que lidar com leilão é simples, mas não é fácil. A partir do momento que você aprende o método, as estratégias certas e a hora certa de agir, tudo fica muito mais simples.”, diz a especialista.

Confira o guia definitivo:

1) Verifique a veracidade do leilão

O primeiro passo para saber se um leilão é verdadeiro, é observar o site em que se dá o lance. Segundo a especialista, uma boa forma é verificar se o domínio é “.com” ou “.com.br”, além de buscar quem é o leiloeiro responsável pela plataforma.

“Depois de saber quem é o leiloeiro, confira se ele está devidamente cadastrado na junta comercial do estado e não bata o martelo antes de ligar para o telefone oficial cadastrado na junta para conferir”, alerta Isabella. Todo estado tem uma junta comercial e seus contatos podem ser facilmente encontrados no Google.

2) Leia o edital e saiba quanto você quer pagar

O primeiro passo é ter atenção com a documentação. Ler e entender o que é contém no edital é primordial. “Costumo dizer que esse documento é o mapa do tesouro de um leilão”, diz Isabella.

Além disso, existem leilões que aceitam o parcelamento e existem outros que aceitam o financiamento. Saber quanto e como você vai pagar faz toda a diferença neste momento.

3) Controle sua ansiedade e tome cuidado com o medo

Pesquisas apontam que 60% dos brasileiros compram por impulso, e no mercado de leilões não é diferente. “É preciso saber a hora certa de comprar”, diz Isabella. Ao entrar no mercado, o medo pode tomar conta. “A melhor forma de fazer com que ele acabe é estudar e adquirir conhecimento sobre os leilões”, completa Isabella.

4) Faça um bom planejamento

É preciso ter tudo definido e planejado antes de tomar qualquer atitude nos leilões e, em caso de imóveis, verificar se a avaliação foi direta ou indireta, bem como ter acesso a matrícula do imóvel é indispensável antes de qualquer leilão, além de definir qual é o seu objetivo na compra, se é para locação ou compra e venda, por exemplo. “É a localização que determina a velocidade da locação ou venda do imóvel posteriormente”, diz Isabella.

5) Calcule custos extras

O valor do lance pode não ser o valor final do bem, já que você ainda pode ter eventuais despesas. “Avalie todos os custos extras e verifique qual será o seu custo total para aquisição do bem. Isso vai te livrar de muitas dores de cabeça posteriores”, alerta a especialista.

6) Pesquise informações extras

No caso de imóveis, por exemplo, um bom caminho para saber se ele está abaixo do valor de mercado é pesquisar a localização e como é a valorização da região. Já para veículos, a dica é verificar quem arca com taxas e pagamentos e pesquisar o histórico de procedência, já que eles podem ter origens diversas.

 

Isabella Peracchi também ensina tudo sobre leilões para que todos possam usufruir das vantagens da modalidade, sem cair em golpes.  Siga @isabella.peracchi e fique de olho no site: https://isabellaperacchi.com.br/

Compartilhe: