Programação gratuita inclui “Oficina de Nomes”, vivência “Guichê de Atendimento para Retificação” e quatro oficinas abertas ao público com palestrantes Trans e Não-Binários
O Sesc Avenida Paulista traz em sua programação no mês de abril a “Oficina de Nomes”, uma vivência que investiga temas relacionados às identidades e nomes, bem como o impacto deles no cotidiano e a atividade “Poupa trans: Guichê de orientação para retificação de nome e gênero”, que tem o objetivo de contribuir no processo de retificação de nome e gênero em documentos, explicando e orientando sobre o processo.
A Oficina de nomes acontece de 13 a30 de abril, quintas e sextas, das 11h às 20h e aos sábados e domingos, das 11h às 18h, com mediação da Casa 1. Durante a atividade, o público tem a oportunidade de explorar questões acerca das identidades e nomes, bem como refletir sobre como eles influenciam em suas vidas. A vivência inclui conversas sobre a realidade de pessoas trans e a questão da mudança no registro de seus nomes.
Também ocorrem quatro oficinas abertas ao público com palestrantes Trans e Não-Binários. No dia 16 de abril, domingo, às 14h30, acontece a oficina de escrita criativa e zine, ministrada por Gil Porto. Já no feriado do dia 21 de abril, sexta, às 14h30, o público pode explorar as possibilidades gráficas e narrativas nos quadrinhos com Ivo Puiupo e Nicholas Steinmetz. No dia 23de abril, domingo, às 14h30, Lune Carvalho ensina técnicas de ilustração para autoexpressão por meio da criatividade e desenho. E, no dia 30 de abril, domingo, às 14h30, Levy ministra a oficina de bordado, ensinando pontos básicos para a criação de peças de decoração.
A atividade “Poupa trans: Guichê de orientação para retificação de nome e gênero” acontece de 13 a 30 de abril, quintas e sextas, das 11h às 20h, e aos sábados e domingos, das 11h às 18h, com a Poupa Trans. O objetivo da vivência é ajudar no processo de retificação de nome e gênero em documentos, explicando e orientando sobre como funciona o trâmite. A iniciativa é comprometida com o direito de pessoas trans ao reconhecimento de seu nome e identidade.
Mini Bio
Casa 1 é uma organização localizada no centro da cidade de São Paulo, e atua em três frentes: a República de Acolhida para pessoas LGBTQIAP+ expulsas de casa por suas orientações afetivas sexuais e identidades de gênero; o Galpão Casa 1, com atividades socioculturais e a Clínica Social Casa 1, que realiza atendimentos de saúde mental.
Gil Porto Pyrata trabalha como zineire, artista sonoro e performer, usa como instrumento a palavra, a poesia e a escrita. Como pessoa trans não binária, traz a pesquisa de uma escrita a partir do corpo para construção de narrativas contra hegemônicas.
Ivo Puiupo começou sua carreira nos quadrinhos em 2011. Sua obra habita as fronteiras da narrativa sequencial desenhada-escrita e suas interseções com a pintura, a fotografia, a produção de ateliê e por vezes torna-se também contra-sequencial.
Nicholas Steinmetz é formado em design gráfico pela PUCPR. Sua trajetória como artista se iniciou no mundo dos quadrinhos e das publicações independentes (zines) em 2018.
Lune Carvalho é ilustrador, trans masculino e bissexual. Pai de dois doguinhos, ama jogos e cultura nerd.
Levy é artista têxtil. Trabalha com costura, criando peças e dando aulas. Atualmente trabalha ministrando aulas de costura na Casa1 e em outros espaços. Ama gatos e pode dizer que seu hobby é deixar linhas de costura por qualquer lugar que passa.
Poupa Trans é uma iniciativa de três mulheres trans comprometidas com o direito de pessoas trans ao reconhecimento de seu nome e identidade por meio do processo de retificação. O projeto conta com o apoio do #VoteLGBT e a OAB Diversidade.
SERVIÇO
Vivência |Oficina de nomes
Quando: De 13 a 30 de abril de 2023. Quintas e sextas, das 11h às 20h. Sábados e domingos, das 11h às 18h.
Oficinas abertas:
– Escrita criativa/Zine, com Gil Porto — 16 de abril. Domingo, às 14h30;
– Quadrinhos, com Ivo Puiupo e Nicholas Steinmetz — 21 de abril. Sexta, às 14h30;
– Ilustração, com Lune Carvalho — 23 de abril. Domingo, às 14h30;
– Bordado, com Levy — 30 de abril. Domingo, às 14h30.
Classificação etária: 16 anos.
Onde: Hall de entrada da unidade.
Capacidade: 50 lugares.
Grátis – Sem retirada de ingressos.
Vivência | Poupa trans: Guichê de orientação para retificação de nome e gênero
Quando: De 13 a 30 de abril de 2023. Quintas e sextas, das 11h às 20h. Sábados e domingos, das 11h às 18h.
Classificação etária: 16 anos.
Onde: Hall de entrada da unidade.
Capacidade: 20 lugares.
Grátis – Sem retirada de ingressos.
__
SESC AVENIDA PAULISTA
Avenida Paulista, 119, São Paulo
Fone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô — 350m
Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sexta, das 10h às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Horário de funcionamento da bilheteria:
Terça a sexta, das 10h às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30