Primeira marca brasileira de maquiagem sólida, vegana e sustentável, AmoKarité revoluciona cada vez mais o mercado

Em 2023, marca inicia venda nas lojas Mundo Verde e se prepara para exportar para Europa

Na contramão do mercado de cosméticos tradicionais e com uma proposta que renuncia aos sintéticos e aos testes em animais, a AmoKarité se posiciona como uma marca 100% natural, vegana, sustentável e acessível para os consumidores. Liderada por Sté Gustavson e Clara Klabin, a AmoKarité reforça o consumo consciente de cosméticos feitos à mão e que trazem mais benefícios para a pele além da pigmentação. Pelo preço acessível, busca promover a democratização do acesso a uma maquiagem vegana de alta qualidade.
Em constante expansão pelo território brasileiro e, em breve, cruzando fronteiras para Portugal e Espanha, a marca acaba de anunciar uma parceria com o Mundo Verde. A parceria é em todo o Brasil e ainda no mês de maio, além da loja virtual da marca, os consumidores já poderão encontrar os produtos também nas lojas físicas da rede.
Para Clara Klabin, a parceria com o Mundo Verde chega para somar. “Queremos criar um case do Mundo Verde com a AmoKarité, sendo a marca queridinha de maquiagens naturais, veganas e sustentáveis deles. A democratização da maquiagem natural é um dos nossos principais objetivos e o Mundo Verde tem 222 lojas espalhadas pelo Brasil, com essa parceria poderemos atingir mais pessoas de maneira rápida”, declara.
Com fábrica localizada em Gonçalves, no Sul de Minas Gerais, a rede traz a sustentabilidade em suas raízes, implementando a embalagem de papel certificado e 100% biodegradável em 80% dos produtos e tomando como um dos seus pilares o conceito de “desperdício zero” na produção. “O padrão de compra mudou, está crescendo o número de pessoas com padrão de consumo consciente e que não querem mais comprar um produto plástico que vem dentro de outro plástico, é um desconforto interno que não tem volta.”, afirma Sté Gustavson.

Ao todo, a linha conta com 50 opções de produtos disponíveis, entre as maquiagens sólidas e cremosas. As maquiagens são multifuncionais e servem como batom, blush, sombra e o que mais a criatividade permitir. As famosas “frutinhas” da Amokarité, por serem sólidas, dispensam o uso de embalagens e a ideia é que os consumidores reaproveitem embalagens que iriam para o lixo, como potinhos de vidro. Na produção, todos os pigmentos são extraídos de rochas, e também utilizam óleos vegetais, dispensando o uso da água, enriquecendo a fórmula e aumentando a validade dos produtos. Hoje os best-sellers da AmoKarité são: a base líquida nutritiva, o batom cremoso (nos tons pitaya e goiaba), o batom sólido (nos tons amora e morango), o iluminador rosé, o Pó Translúcido Banana, o Lip Tint Melancia e o lip balm.
“Estamos juntas há dois anos e meio, trabalhando todo dia. Tudo o que aconteceu, aconteceu como tinha que ser. A gente se encontrou e está criando um mundo novo juntas. Hoje estamos na melhor versão de nós duas. Estamos muito fortes e alinhadas enquanto parceiras na empresa. Acreditamos que o sucesso de uma companhia se deve à amizade, conexão e parceria das sócias. É fantástico o que a gente está conseguindo fazer”, acrescenta Clara Klabin.

HISTÓRIA

A marca nasceu da necessidade da sócia Sté Gustavson em consumir maquiagens naturais, fato que se deu em 2019 quando se tornou vegana e consumir maquiagens tradicionais já não faziam mais sentido. Com um investimento inicial de R$500, ela começou a produzir suas próprias makes veganas, fez cursos e se especializou na área. Despretensiosamente a ideia e receptividade foi crescendo naturalmente e se transformou em um negócio cheio de propósito.
A ideia é que os produtos sejam acessíveis para todos, porque acreditamos que produtos naturais e que façam bem não devem ser exclusivos de uma classe social mais alta. Todas as escolhas internas são feitas pensando no custo final do produto para o cliente, ser acessível é uma prioridade nossa.” — explica Sté.
Foi no início de 2021 que Clara Klabin, administradora e expert em sustentabilidade, se uniu à Estephanie. Trazendo toda sua experiência na área, Clara sugeriu a produção de embalagens a partir de matéria-prima biodegradável e entrou para somar a fim de tornar a AmoKarité referência de inovação na indústria da beleza nacional.

 

SOBRE AS SÓCIAS
Sté Gustavson é sócia e fundadora da AmoKarité, publicitária de formação. Em 2019, começou a produzir suas próprias maquiagens após se tornar vegana e ter deixado de ingerir e consumir produtos de origem animal, fazendo um movimento contra a crueldade com os animais e defendendo uma vida com menos impacto ambiental. Ao longo do tempo, ela viu que sua necessidade também era a de outras pessoas e foi se especializando, testando formulações até criar a linha das maquiagens sólidas. Hoje a empresa tem uma linha completa de maquiagens com 50 opções de produtos, todos naturais e veganos.
No início de 2021, Clara Klabin se uniu à Estephanie neste sonho que é a AmoKarité. Administradora e expert em sustentabilidade, entrou para somar a fim de tornar a empresa uma referência de inovação na indústria da beleza, com uma proposta completamente diferente do mercado tradicional e muito mais transparência em seus insumos, incluindo embalagens de menor impacto para o meio ambiente. Tudo garantindo beleza e alta performance.

Compartilhe: