Quando o assunto é moda, é comum que logo de cara pensemos nas tendências do momento, sejam elas ditadas pelas redes sociais (alô, fashion tiktok) ou pelo que vemos nas passarelas e nos artistas. Mas a real é que se limitar a esses nichos nos deixa cada vez mais distantes da moda.
Como assim, seguir a moda não é usar o que todos estão usando!?
Dá só uma olhada no que aparece no Google quando pesquisamos “O que é moda?”
“Moda é uma forma de autoexpressão e autonomia em um determinado período e lugar e em um contexto específico, de roupas, calçados, estilo de vida, acessórios, maquiagem, penteado e postura corporal.”
Sim, para além das tendências gerais, a moda tem muito mais a ver com o nosso interior e, por mais que a época em que vivemos interfira diretamente no nosso conceito de belo, é importante que o nosso interno converse com o externo.
E vamos combinar que com essa onda do fast fashion e a informação correndo cada vez mais rápida, fica difícil seguir tudo que o tal mundo da moda dita, e tudo isso acaba nos afetando, pode até rolar uma crise existencial no meio do processo, sem contar o quão prejudicial essa produção em massa é para o meio ambiente.
Mas é claro que não vamos virar a cara para tudo isso e nos privar de adentrar esse mundo, pelo contrário, devemos sim aproveitar ele, mas de uma maneira consciente, não comprar por comprar, mas sim adquirir peças que façam sentido para a nossa narrativa, que mostre de fato quem somos e que conversem com nossos valores.
Buscar o estilo próprio não é uma coisa fácil, mas para ser sincera eu acho que mudamos tanto que seria loucura tentar se limitar a apenas uma coisa ou outra, e é aí que vemos a importância de ser fiel a si, até porque ser autêntico nunca sai de moda!
Assumir sua própria identidade não vai agradar a todos, isso é fato, mas pior ainda é se diminuir para caber num mundo onde você nunca quis fazer parte. Não tenha medo de vestir o que você acha interessante, tenha medo de se anular por conta da opinião alheia, porque isso sim está fora de moda.
Para se inspirar:
Next in Fashion (Temporada 1 e 2)
Confia em mim, muito além de um reality, essa série mostra MUITAS visões sobre a moda e o poder dela na vida das pessoas, vale super a pena!
Exposição “A Poética do Fazer: Moda e Arte no MAB”
Uma exposição que prova que a moda vai muito além de roupas bonitas ou esquisitas, ela mostra que moda é arte, é história e, com certeza, é política!
A exposição é gratuita e vai até o dia 03/12/2023.
Horário de funcionamento: Todos os dias, exceto às terças-feiras (fechado, mesmo aos feriados). Funcionamento das 10h às 18h, com última entrada às 17h30.
Endereço: R. Alagoas, 903 – Higienópolis – SP
E para você que não é de São Paulo mas se interessou pela exposição, dá uma olhada no site do MAB, lá tem muito conteúdo interessante sobre as peças que estão expostas no museu.
SITE MAB FAAB