Flertando mais nas baixas temperaturas? Cuidado: app de paquera alerta que isso pode levar ao Dating Burnout

Pesquisa do aplicativo global de relacionamento, Inner Circle, revela que os solteiros brasileiros estão aderindo à tendência do Cuffing Season – mas eles conhecem os riscos?

O inverno chegou e com ele o fenômeno de namoro chamado Cuffing Season – um período em que os solteiros procuram relacionamentos para os meses mais frios do ano. O aplicativo global de relacionamento Inner Circle decidiu investigar essa tendência sazonal, entrevistando 1.000 membros brasileiros para realmente entender seu impacto.

Sete em cada 10 entrevistados disseram acreditar que as pessoas são mais propensas a entrar em relacionamentos no inverno porque se sentem mais solitárias durante os meses mais frios, e dois em cada cinco (42%) admitiram sentir mais vontade de ter um relacionamento no inverno.

Quase um quarto (22%) das pessoas se sentiram pressionadas a entrar em um relacionamento durante o Cuffing Season, e 15% dizem que já foram vítimas dessa tendência, em que se sentiram confortáveis só para terminar quando os meses mais quentes chegaram. Apenas 1 em cada 5 pessoas conhece alguém que começou um namoro durante o Cuffing Season e que este se tornou um relacionamento de longo prazo.

Desejar alguém para te aquecer durante o inverno pode parecer inofensivo, mas o Cuffing Season pode ser um catalisador para um problema cada vez mais comum na vida das pessoas que usam aplicativos de namoro: o Dating Burnout. As relações modernas apresentam muitas dificuldades para pessoas solteiras, desde ser ignorado e sofrer com comportamentos online inadequados até a sobrecarga de opções nos aplicativos. A plataforma Healthy Framework recentemente descobriu que 79% das pessoas solteiras já experimentaram o Dating Burnout nas relações e quase 90% sentiram a necessidade de dar uma pausa nos relacionamentos online.

É exatamente desse tipo de perigo que o Inner Circle busca proteger as pessoas, fornecendo conscientização à sua comunidade, evitando tendências que possam prejudicar sua saúde emocional e afastá-las do objetivo de conhecer pessoas reais e com ideias semelhantes. Masha Kodden, CEO do Inner Circle, diz: “O Cuffing Season pode parecer divertido, mas na verdade é apenas mais uma tendência de namoro que as pessoas solteiras precisam navegar e entender, pois isso as impede de criar conexões reais”.

Masha não fica surpresa que as pessoas estejam sofrendo desse tipo de esgotamento quando precisam pensar se a pessoa com quem estão saindo será apenas temporária ou se haverá um relacionamento verdadeiro. “Nós encorajamos nossos membros a não se deixarem levar por essas tendências de namoro e, em vez disso, focar em relacionamentos de qualidade e dedicar tempo para conhecer as pessoas adequadamente”.

O aplicativo valoriza levar a paquera a sério, e essa abordagem vai além do ambiente online e se estende à vida real em festas e eventos exclusivos para os membros. A especialista em relacionamentos do Inner Circle, Crystal Cansdale, também compartilha algumas dicas para aqueles que desejam sair do Cuffing Season de forma positiva:

#

 

 

#

 

#

Não deixe a pressão te afetar. Se todos ao seu redor estão começando a se envolver em relacionamentos e você está sentindo a pressão de se estabelecer com alguém, reserve um momento para se perguntar se você realmente gosta dessa pessoa ou se é apenas a pressão misturada com o medo de perder algo (FOMO). É importante refletir sobre seus verdadeiros sentimentos e desejos antes de tomar qualquer decisão.
 

Concentre-se na qualidade. O Cuffing Season traz muitas pessoas para o campo dos relacionamentos, o que pode significar que você terá alguns encontros por semana, além dos planos sociais. No entanto, esse ritmo intenso pode levar rapidamente ao esgotamento. Em vez disso, esteja consciente de com quem você está saindo e decida se esses encontros realmente valem a pena investir seu tempo e energia.
 

Estabeleça limites. Se você perceber que está se concentrando demais em deslizar e marcar encontros e passando horas conversando com seus matches, defina limites para o tempo que você passa nos aplicativos de relacionamento. Você obterá muito mais resultado com 1 ou 2 horas deslizando perfis e conversando de maneira consciente do que com uma noite inteira rolando perfis sem pensar.

“No final das contas, saber o que se quer e expressar de forma mais honesta, bem como estar em um lugar com pessoas que compartilham objetivos semelhantes, é um primeiro passo importante para evitar o Dating Burnout e encontrar o seu alguém”, finaliza a especialista Crystal.

Compartilhe: