O Canal Futura irá lançar um documentário para reflexão em questão do tema.
Em 3 de dezembro, celebra-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, uma ocasião dedicada a aumentar a conscientização sobre questões relacionadas à deficiência e mobilizar apoio para a dignidade, direitos e bem-estar dessas pessoas em todas as esferas da sociedade. Este dia é fundamental para enfatizar a importância dos direitos, da inclusão, da acessibilidade e da igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência.
É um momento para reconhecer que essas pessoas têm vidas, hábitos e rotinas tão valiosas quanto qualquer outra pessoa. Elas têm direito à saúde, à sexualidade, à amizade e ao lazer, assim como qualquer indivíduo. Destacar isso é fundamental para construir uma sociedade mais inclusiva e consciente, onde todos possam ter suas necessidades atendidas e sejam tratados com respeito e dignidade.
O Canal Futura, às 22h, do domingo, dia 03/12/23, irá exibir o documentário ‘Transo’, que retratará a vida sexual de pessoas com deficiência, do documentarista Lucca Messer. O documentário irá abordar uma questão pouco discutida na sociedade brasileira: a vida sexual das pessoas com deficiência. São 45 milhões de pessoas com deficiência no Brasil. Poucas dessas pessoas têm acesso a oportunidades de trabalho; poucas têm acesso a uma vida social; poucas têm privacidade dentro de suas próprias casas; poucas têm acesso ao prazer.
Confira a sinopse do documentário: Em ‘TRANSO’, pessoas com deficiência compartilham suas histórias e reflexões em uma conversa íntima sobre sexo e relacionamentos. Celebrando o afeto, o auto prazer e a pluralidade da sexualidade, o filme apresenta participantes como Ana, que ganha seu primeiro vibrador de duas amigas, e Fernando, um influencer que encontrou o amor em um carnaval fora de época.
O Futura está disponível gratuitamente via Globoplay.
Link para assistir ao canal na plataforma.
Foto: Divulgação