Viagens ao Brasil: Editora Landmark resgata a obra da escritora Maria Graham

Editora Landmark resgata a obra da escritora Maria Graham, um dos mais importantes relatos sobre a formação de nossa história, com introdução do escritor Eduardo Bueno em uma edição anotada em capa dura

Viagens ao Brasil: relato de uma viagem ao Brasil e os anos em que lá residi durante parte de 1821, 1922 e 1823 da escritora inglesa Maria Graham (1785-1842), com apontamentos complementares sobre o seu retorno ao Rio de Janeiro em 1824, é um relato das suas viagens e estadia durante um período crucial da história do Brasil. Publicado em 1824, oferece uma visão valiosa da sociedade brasileira e dos eventos que culminaram na independência do país, além de ilustrações da autora sobre o cenário brasileiro de então. O relato de Maria Graham, além de apresentar uma breve, porém rica análise histórica de toda a história brasileira desde a chegada dos primeiros europeus até os movimentos iniciais pela independência, é uma fonte importante para se entender a sociedade brasileira no período que antecedeu e imediatamente se seguiu à independência.

Durante sua estadia no Brasil, Maria Graham descreve em detalhes a atmosfera política da época, o papel das figuras-chave como o dos imperadores Pedro I e Leopoldina, de José Bonifácio e de outras figuras políticas, e as tensões havidas entre as elites brasileiras e o governo português. Maria Graham também fornece observações valiosas sobre a vida cotidiana no Brasil, incluindo questões sociais, econômicas e culturais, através de uma perspectiva única sobre as províncias de Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro que visitou. Além disso, seu contato com a família imperial, com ministros do Império e com a sociedade estrangeira residente no país lhe permitiu uma visão privilegiada dos principais atores políticos e sociais de então.

As suas observações fornecem informações valiosas para historiadores e estudiosos interessados nesse período crucial da história, e contribuem para uma compreensão mais profunda dos eventos que levaram à independência do Brasil. Além deste magnífico relato, a edição é recheada de notas explicativas sobre fatos e personagens relevantes da história brasileira e apresenta uma clara e oportuna introdução sobre a autora elaborada pelo jornalista e pesquisador Eduardo Bueno, autor do “DICIONÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 ANOS EM 200 VERBETES” e de inúmeras obras sobre a história e a formação da sociedade brasileira.


A GRAHAM (1785-1842) foi uma escritora, ensaísta, historiadora e ilustradora britânica, famosa pelos relatos de viagens históricos, obras sobre pintura e literatura infantil. Durante viagem à América do Sul, escreveu VIAGENS AO BRASIL: RELATO DE UMA VIAGEM AO BRASIL E OS ANOS EM QUE LÁ RESIDI DURANTE PARTE DE 1821, 1822 E 1823. No Brasil, iniciou convívio com a família imperial, sendo indicada ao cargo de preceptora da princesa Maria da Glória, a futura Maria II de Portugal. Deixou um legado valioso com suas contribuições literárias e observações sobre a sociedade e a política do Brasil. Sua obra possui grande relevância, particularmente para o estudo da história e da sociedade brasileiras durante os anos e os acontecimentos que culminariam com a independência. Mesmo diante da condição de estrangeira e de mulher, numa época em que o acesso às informações era reduzido, teve acesso livre aos principais atores políticos da época, além de proeminentes personalidades estrangeiras residentes no Rio de Janeiro.

EDUARDO BUENO (1958) é um jornalista, escritor, tradutor e youtuber brasileiro, nascido em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Iniciou a vida profissional aos dezessete
anos, como repórter no jornal gaúcho Zero Hora. Atuou como editor, roteirista, tradutor, e trabalhou em diversos veículos de comunicação. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ficou conhecido do público jovem gaúcho pela sua participação no programa “PRA COMEÇO DE CONVERSA”, da TV Educativa de Porto Alegre. Em 1988, teve também um quadro em outro programa daquela emissora educativa gaúcha. Atualmente comanda o canal “BUENAS IDEIAS” no YouTube, que narra a história do Brasil de forma descontraída. Ficou conhecido nacionalmente por traduzir ON THE ROAD, de Jack Kerouac, um clássico da cultura beatnik da década de 1950, que traduziu para o português como PÉ NA ESTRADA. Profícuo escritor, tem produzido diversas obras sobre a história do Brasil, sendo largamente conhecido pela edição da COLEÇÃO BRASILIS e por inúmeros outros volumes mais recentes sobre o período de formação do Brasil, considerando, ainda, que há espaço para outras obras e afirmando ter desejo de escrever ainda sobre o período pré-Cabralino, sobre os bandeirantes e sobre o Brasil Holandês.

Compartilhe: