Conheça as principais tendências para casamentos em 2024

Especialista destaca inovação, sustentabilidade e comemorações prolongadas para as celebrações deste ano

O mercado de casamentos no Brasil deve movimentar R$28,7 bilhões neste ano, segundo projeções das plataformas Casar.com e Assessoria VIP. O dado revela boas perspectivas para o setor que, pelo aumento no número de celebrações, abre espaço para uma busca crescente por serviços que atendam às expectativas dos casais de todos os estilos.

Recentemente, a The Knot Worldwide, empresa global de tecnologia para organização de casamentos, publicou a lista das tendências esperadas para 2024, despertando a curiosidade daqueles que acompanham as novidades do ramo. Este ano, a busca será por celebrações mais personalizadas e autênticas para experiências ainda mais inesquecíveis. A lista conta, ainda, com escolhas ousadas de locais, até detalhes únicos na decoração, em que os casais podem expressar toda a sua identidade.

Paula Raimo, sócia do Casar.com, plataforma de sites e listas de casamento, comenta algumas tendências que prometem transformar as celebrações em 2024.

1) Anti Wedding

O movimento Anti Wedding permite que cada casal crie e defina o casamento à sua maneira, explorando novas formas de expressão e personalização que fogem do que conhecemos como símbolos tradicionais dos casamentos, como véu e grinalda, cerimônias tradicionais, entre outros.

“Cada vez mais, os casais buscam colocar sua essência durante a celebração do casamento, seja por meio da decoração, estilo de festa e, também, nos trajes escolhidos para o grande dia. Assim, acabam rompendo com algumas tradições que não condizem com seu estilo de vida, dando espaço para looks autênticos e festas repletas de experiências”, comenta Paula Raimo.

2) Tom artístico e propostas diferentes

Propostas criativas, como câmeras analógicas para os convidados, assinatura no vestido, árvore com digitais dos convidados e aquarelas como recordação são algumas das ideias em alta para quem deseja proporcionar momentos únicos com um toque artístico para a festa.

3) Iluminação e cores vibrantes

As luzes desempenham um papel fundamental nos projetos de decoração, criando ambientes memoráveis para as celebrações. Além disso, cores vibrantes, como vermelho, laranja e amarelo estão retornando à paleta dos casamentos, adicionando vitalidade e alegria aos cenários.

4) Zoning

A tendência de Zoning (zoneamento, em tradução livre) busca aumentar a interação entre os convidados e o ambiente, criando áreas específicas com propósitos distintos entre si, proporcionando diferentes vivências por cada ambiente visitado pelo convidado ao longo da festa. Segundo Paula, “essa tendência cria uma vivência mais dinâmica, dividindo o local do casamento em diferentes espaços. Cada zona tem um propósito distinto, encorajando a interação entre os convidados e em uma atmosfera mais envolvente e participativa”.

5) Wedding Content Creator: Conteúdo instantâneo para redes

Profissionais especializados em criar conteúdos rápidos, como vídeos curtos para o Instagram e trends do TikTok, estarão presentes para capturar e compartilhar momentos espontâneos durante a festa, criando uma experiência digital integrada. Os momentos únicos são capturados em tempo real, compartilhados durante a festa e nas redes sociais, proporcionando uma dimensão interativa e moderna às celebrações.

6) Sustentabilidade

Com a crescente preocupação ambiental no dia a dia, casais estão adotando práticas sustentáveis também em seus casamentos. Isso inclui a compensação de carbono relacionado aos fretes do evento, a escolha de materiais e decorações eco-friendly, e até mesmo opções de serviço de catering sustentável, que priorizam ingredientes locais, sazonais e, em alguns casos, com compras feitas a granel, a fim de minimizar o desperdício, tornando o casamento uma celebração alinhada com valores ecológicos do casal.

7) Wedding Chapters: Casamentos de vários dias

A organização de eventos que vão além do dia principal do casamento se torna uma escolha cada vez mais comum. O conceito de Wedding Chapters oferece uma experiência prolongada, desde eventos pré-casamento até festas pós-cerimônia, criando uma narrativa contínua para os casais e seus convidados.

“Presenciamos uma mudança cativante no universo dos casamentos, em que os casais se sentem à vontade para criar o evento da sua maneira, respeitando suas individualidades e desejos. O Anti Wedding e as propostas artísticas oferecem aos casais a liberdade de se expressarem em cada detalhe, enquanto a sustentabilidade e as experiências prolongadas adicionam ainda mais significado às celebrações”, finaliza Paula Raimo.

Compartilhe: