Cine Matilha, no centro de São Paulo, exibe três filmes em sessões gratuitas

O inédito 'Meu amigo Lorenzo' e gaúcho 'Hamlet' fazem parte da programação.

Reaberto na semana passada e com programação totalmente gratuita, o CINE MATILHA trará ao seu público três longas. O destaque é MEU AMIGO LORENZO, de André Luiz Oliveira, diretor do clássico “Meteorango Kid o Herói Intergalático”. O longa conta a relação de amizade entre o cineasta, que também é músico, e Lorenzo Barreto, um adolescente autista.

Convidado pela musicoterapeuta Clarisse Prestes para registrar a primeira sessão de Lorenzo, fiquei impressionado pelas suas qualidades musicais contrastando com as suas enormes dificuldades psicomotoras. O impacto dessa experiência sobre mim foi definitivo. Lorenzo tinha 4 anos e não parei de filmá-lo até os 19. Sem nenhuma ideia do que iria fazer, muito menos que resultaria num filme de longa metragem, segui registrando estes encontros extremamente valiosos para mim e consequentemente para o desenvolvimento estrutural dele”, conta o cineasta.

Outra estreia na sala é HAMLET, de Zeca Brito. Combinando documentário e encenação, o longa leva o famoso personagem de Shakespeare ao cenário da ocupação dos estudantes secundaristas em 2016, no mesmo momento em que a presidenta Dilma Rousseff sobre um golpe.

Neste filme buscamos interpretar a sociedade do Brasil atual a partir de suas ruínas, da falência do Estado e de uma juventude que resiste e sonha com outra realidade. O dilema do existir como ser político em meio à desconstrução da democracia”, explica o diretor.

Continua em cartaz no CINE MATILHA, o longa Para’i, que é escrito e dirigido por Vinicius Toro, o brasileiro PARAÍ traz a história de Pará (Monique Ramos Ara Poty Mattos), uma menina guarani que encontra um milho tradicional guarani, com sementes coloridas, e tenta o cultivar. A partir dessa experiência, ela começa a questionar seu lugar no mundo, e compreender sua verdadeira identidade.

CINE MATILHA é um ambiente pet-friendly e acolhe regularmente o público junto com seus animais de estimação. Com capacidade para 68 espectadores, incluindo 2 lugares para cadeirantes, proporcionando uma experiência cinematográfica inclusiva.

A programação continua sendo gratuita, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, roupas, brinquedos, livros e produtos de higiene pessoal para crianças e adultos.

Cine Matilha: R. Rego Freitas, 542 – República, São Paulo – SP

Compartilhe: