theatre, people, scene-200716.jpg

Teatro Corporativo: a arte como ferramenta valiosa para o desenvolvimento de pessoas

*Artigo da Executiva de Pessoas Fabiana Galetol

Quem tem interesse por Recursos Humanos sabe como nós, profissionais da área, vivemos em uma busca constante pelos melhores métodos de engajamento para os colaboradores. O mundo vem mudando constante e rapidamente, exigindo adaptações sobre as antigas técnicas de treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Nesse contexto, com muita pesquisa sobre o assunto, fui apresentada ao Teatro Corporativo. Confesso que a minha credibilidade e confiança nesse tipo de atividade aconteceu de forma muito rápida e cheia de intensidade. Posso dizer que a arte conquista e o teatro envolve!

Existem diversas maneiras de inserir esse tipo de expressão no ambiente de trabalho. Dessa forma, as atividades teatrais podem ser executadas com direcionamentos diversos, dependendo muito de cada objetivo. Recentemente, desenvolvemos um projeto com o objetivo de trazer vivências inovadoras para nossos gestores. Um dos recursos para colocá-lo em prática foi utilizar as atividades de encenação, incluindo nossos líderes em participações ativas. Nessa dinâmica, a ideia era promover reflexão, criatividade e conexão entre eles.

Em um primeiro momento, eles assumiram apenas o papel de espectadores – assistiram a uma peça de teatro que envolvia temas de interesse para todos aqueles que lideram equipes. Na sequência, extraíram e discutiram as lições de tudo o que assistiram, para então chegarem ao ponto alto da atividade: serem os protagonistas. Jogos, encenações e improvisos envolveram mais de 130 líderes. Ao fechar das cortinas, o resultado que queríamos foi alcançado. Houve uma melhor compreensão dos desafios da nossa estratégia de negócios e maior conexão com a marca. E essa evolução foi imediata, já que o estímulo da criatividade e a união de mentes diversas podem operar milagres. Sem contar as risadas e o ambiente descontraído criado para deixá-los à vontade e, claro, para assimilar as mensagens de forma natural.

Conhecendo um pouco mais, é possível descobrir um universo muito amplo e cheio de possibilidades dentro do Teatro Corporativo. Quando se busca mais uma opção de educação, utilizando comunicação e engajamento, por exemplo, existe uma técnica interessante que deixa as equipes apenas como espectadoras.

Nesse caso, é alinhado com a equipe de profissionais – diretores, produtores e atores – a mensagem que se deseja passar. Depois disso, monta-se uma pequena encenação, geralmente com um tom de comédia que traga o público para a história. Tudo o que envolve o palco e as histórias contadas com os personagens ali, na sua frente, já faz do teatro uma arte mágica para os nossos momentos de lazer. É impossível assistir a um espetáculo e não sair impactado.

Trazer toda essa magia para o ambiente corporativo pode ser surpreendente à medida que ela tem o poder de criar laços entre colaboradores, desenvolver aptidões, estimular a fala em público, proporcionar momentos de descontração, o trabalho em equipe, revelar líderes, estimular a resolução rápida de problemas com as técnicas de improviso e tudo isso criando uma cultura organizacional vibrante, inovadora e inclusiva.

Em um mercado cada vez mais dinâmico, competitivo e online, a adoção de vivências presenciais, que promovam o contato, devem se tornar prioridade para os líderes de Gestão de Pessoas. E o Teatro Corporativo pode ser uma boa ideia! Eu recomendo.

*Fabiana Galetol é Diretora Executiva de Pessoas e Responsabilidade Social Corporativa da Pluxee no Brasil. A executiva acumula passagens pelas áreas de RH, comunicação interna e externa, gestão de marca/publicidade e canais de distribuição, com vivência internacional nos Estados Unidos e países da América Latina. Possui vasta experiência em negócios, direcionamento estratégico, aconselhamento e planejamento de gestão de pessoas. 

Compartilhe: