O Dia do Jeans é comemorado nesta segunda-feira, 20 de maio, data que relembra a criação e patenteação das calças mais famosas e versáteis do mundo – talvez o único item de moda atual que agrade a todos os estilos e personalidades. Como líder de vendas em jeans, Riachuelo, por meio de Pool, se apropria do destaque na categoria levando o material para um lugar de inovação e responsabilidade ambiental, destacando a importância da sustentabilidade na cadeia de produção.
De acordo com a Fundação MacArthur, a falta de reciclagem de vestuários resulta em perdas anuais de mais de meio trilhão de dólares. E o Brasil, neste cenário, participa como o quarto maior fabricante mundial do setor.
Nesse cenário, a Riachuelo, nascida no Nordeste, vem se comprometendo com sua origem traçando objetivos para mitigar os impactos causados nacionalmente. Hoje, os jeans da Riachuelo utilizam até 70% menos água e até 60% menos químicos em sua produção que acontece em Natal, no Rio Grande do Norte.
Primeira coleção circular
A Riachuelo também vem reforçando seu compromisso e responsabilidade com o meio ambiente por meio de diversas ações que vão além de processos mais ecológicos. O grande destaque vai para o desenvolvimento de sua primeira coleção circular, confeccionada com novas fibras provenientes de resíduos têxteis de sua própria fábrica. O projeto é o primeiro produto do Hub de Inovação em Circularidade da marca, que contou com o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT).
A inovação reduz a extração de matérias-primas virgens, tornando possível a regeneração de tecidos, mitigando, consequentemente, impactos ambientais. A coleção, que possibilitou a reutilização de mais de oito toneladas de resíduos têxteis, representa um passo importante para a companhia e para o setor têxtil nacional ao reforçar a importância da circularidade em circuito fechado.