Apesar de mais comum em homens, a calvície também é um problema que pode afetar mulheres. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 30% delas terão problemas relacionados à calvície, podendo ser ocasionado por inúmeros fatores, mas, o mais comum, é a hereditariedade, começando normalmente já na puberdade e se agravando ao longo dos anos.
De acordo com a dra. Ticiana Garrido, médica da rede de clínicas de estética e medicina avançada Estúdio Mais, é importante não confundir a calvície com queda capilar, que é mais comum nas mulheres. “Para ambos os problemas existe tratamento, e é sempre indicado que o dermatologista avalie e veja qual o procedimento mais indicado para cada caso”, comenta a profissional.
Para esclarecer algumas dúvidas frequentes, a especialista desvendou alguns mitos e verdades sobre a calvície feminina e seu tratamento:
As causas da calvície são variadas – VERDADE
A Dra. Ticiana explica que, sim, são diversas as causas para a calvície, entre elas, uso de medicamentos, doenças, entre outros, no entanto, a maioria é causado pela hereditariedade.
“Na maior parte dos casos, esse problema já vem de família, mas mesmo quando não existe esse gene, existe a possibilidade de a pessoa passar por esse problema por outros motivos”, afirma a médica.
Calvície e queda capilar são a mesma coisa – MITO
A calvície é um tipo de queda capilar, mas é importante deixar claro que nem todo tipo de queda trata-se de calvície. “A pessoa pode sofrer com a queda durante a amamentação, doenças como dengue e Covid, mas não significa que ela tenha o gene da calvície”, esclarece a especialista.
Não existe tratamento para calvície – MITO
Esse é mais um mito. Muitas pessoas, segundo a Dra, acreditam que seja um problema sem solução, o que não é verdade.
“Hoje em dia existem muitas opções para tratar a calvície, mas tudo vai depender da causa. Existem tratamentos tópicos, remédios e até mesmo laser que ajudam a controlar a queda”, comenta.
Problemas hormonais podem causar calvície – VERDADE
Os problemas hormonais, como síndrome do ovário policístico, afetam milhares de mulheres e estão ligados à calvície.
“Nesse caso, a mulher pode sofrer com afinamentos dos fios ou queda de cabelo, que pode levar à calvície, principalmente se a mulher tem o gene da alopecia”, explica a Dra.
Entre os tratamentos, podemos destacar soroterapia, enzima capilar, PDRN, carboxiterapia, entre outros.
O estresse é uma das causas da calvície feminina – VERDADE
Já sabemos que estresse e ansiedade são comuns e podem contribuir para diversos problemas físicos, virando até mesmo doenças, com a calvície não é diferente. “Nesse caso é ainda mais importante procurar um tratamento adequado, pois pode virar um ciclo vicioso: a pessoa tem problemas psicológicos, o cabelo cai e os problemas aumentam por conta dessa queda”, esclarece.
A calvície só afeta adultos – MITO
O gene da calvície pode, segundo a Dra., aparecer logo na puberdade, mas vai se agravando ao longo da vida. “É claro que é mais difícil que aconteça nos jovens, mas eles também são afetados por esse problema”, finaliza.