Disney e Balmain comemoram o 30º aniversário de O Rei Leão com coleção limitada

A coleção em edição limitada é assinada por Oliver Rousteing, diretor criativo da Balmain

A coleção Disney x Balmain: The Lion King, na qual Olivier Rousteing criou peças femininas e masculinas, é inspirada nas tradições artesanais da África, celebrando, ao mesmo tempo, uma nova geração de talentos africanos.

A coleção é apresentada em um curta-metragem rodado na África do Sul, por Femi Oladigbolu e une a coleção, a incrível paisagem e a história do desejado Balmain Army, liderada por Rousteing, e que para este momento, foi formado por modelos de toda o continente africano, indo em direção a uma alegre celebração de retorno ao lar.

O filme de Oladigbolu será apresentado no dia 5 de julho, no Lion King in Concert no Royal Albert Hall de Londres, em um evento que contará com a participação Orquestra Chineke, a primeira orquestra profissional na Europa composta por músicos majoritariamente negros e etnicamente diversos.

Fotos: Joel Anderson

Para comemorar o 30º aniversário do clássico vencedor do Oscar® do Walt Disney Animation Studios O Rei Leão e o próximo lançamento nos cinemas de Mufasa: O Rei Leão em dezembro, a coleção Disney x Balmain:  The Lion King será lançada globalmente em 8 de julho. O diretor criativo da Balmain, Oliver Rousteing, e sua equipe criaram uma coleção em edição limitada, com peças femininas e masculinas – roupas e acessórios. Os looks são impressionantes e baseiam-se diretamente na aclamada narrativa da Disney, bem como nos temas poderosos e no inesquecível elenco de personagens que caracterizam O Rei Leão da Disney. Esta coleção marca a primeira colaboração entre a Disney e a histórica maison francesa.

“Trabalhar nessa colaboração foi a realização de um sonho”, observa Rousteing. “Eu tinha apenas nove anos quando O Rei Leão foi lançado, mas ainda hoje, quase três décadas depois, eu só preciso fechar os olhos para reviver aquela incrível combinação de música, imagens e emoções. As lições que absorvi, enquanto estava sentado completamente hipnotizado pelo que estava acontecendo naquela gigante tela à minha frente, permaneceram comigo por toda a minha vida”.

A coleção incorpora elementos-chave do DNA da Balmain. Ao guiar a maison nos últimos treze anos, Rousteing tem consistentemente abordado três pontos essenciais: uma profunda reverência pela herança singular de Balmain, uma paixão pelo incomparável savoir-faire da alta-costura parisiense e uma vontade de desenvolver reflexões íntimas sobre a sua própria e distinta jornada pela vida. As silhuetas características de Balmain e as impressionantes habilidades da alfaiataria da Balmain são evidentes esta exclusiva coleção. Além disso, há uma clara continuação da análise de Olivier Rousteing sobre sua biografia pessoal, refletida no seu fascínio pela criatividade brilhante que distingue a arte e o artesanato africanos, um tema que marcou notavelmente seus desfiles nas passarelas da Paris Fashion Week, desde a descoberta de que seus pais biológicos eram originários da Somália e da Etiópia. As impressionantes tramas africanas, as hipnotizantes padronagens, os complexos bordados e as silhuetas marcantes continuam a ser grandes inspirações para Rousteing e sua equipe de design.

Esta colaboração também destaca diretamente uma nova geração de talentos africanos. Tanto a Disney como a Balmain orgulham-se de suas longas tradições de apoio aos artistas emergentes, e esta nova coleção baseia-se nesta história partilhada, apresentando um conjunto de visões novas e atraentes a um público global. O pintor sul-africano Nika Mtwana criou um envolvente retrato afro-futurista para a coleção, conseguindo incorporar habilidosamente uma das cenas de O Rei Leão em seu trabalho, através de um reflexo nas lentes dos óculos de sol de um dos modelos. Rousteing adaptou o design de Mtwana nas estampas coloridas que cobrem algumas das camisetas, tops e vestidos da coleção. O pintor camaronês Enfant Précoce concentra-se em Simba da Disney, com sua obra de arte mostrando a estrela de O Rei Leão navegando por uma paisagem onírica repleta de uma variedade de vida selvagem africana. O design de Précoce – em uma gama de variações em preto e branco e multicoloridas – cobre bolsas em estilo tote, casacos, ternos, camisetas e vestidos longos. O pintor sul-africano Cassius Khumalo utiliza uma impressionante combinação de azul vívido, preto profundo e folha de ouro pra criar um chamativo retrato de Nala da Disney, a leoa forte e independente do filme. A poderosa imagem de Khumalo foi adaptada para uma série de bolsas em estilo tote, camisetas e moletons.

A coleção é apresentada em um curta-metragem dirigido por Femi Oladigbolu e produzido pela Disney em colaboração com a Balmain. Filmado em diferentes locações na província de Cabo Ocidental da África do Sul, o filme combina perfeitamente a impressionante beleza natural e as marcantes silhuetas, estampas, padrões e cores da nova coleção, acompanhando uma Balmain Army liderada por Rousteing e formada por 30 modelos de toda a África, que percorrem paisagens deslumbrantes antes de chegar a uma alegre celebração de retorno ao lar. O filme será exibido durante o evento Lion King in Concert, na noite de 5 de julho, no Royal Albert Hall de Londres, com a presença da Orquestra Chineke! conduzida por Sarah Hicks. O curta-metragem de Oladigbolu celebra o poder da comunidade e, como observa Rousteing, também destaca a inspiração por trás de seus designs para a coleção de O Rei Leão – uma inspiração que ele resume em uma curta frase: “ao celebrar de onde viemos, nós podemos ver claramente para onde estamos indo”.

“Para mim, esta frase realmente explica tudo”, diz Rousteing. “É claro, este é um tema central de O Rei Leão. E a frase também explica o meu processo de criação na Balmain, no qual, constantemente, faço referência à extraordinária história maison. Mas, mais pessoalmente, reflete minha longa busca por respostas sobre minha origem. E é por isso que, para mim, voltar à África para trabalhar neste filme foi uma experiência comovente. Ela liberou a mesma onda de emoções que tive quando assisti O Rei Leão pela primeira vez há muitos anos, pois, como podem imaginar, assistir àquele filhote de leão solitário construir sua própria família, uma família única que ele mesmo escolheu, enquanto buscava a verdade sobre sua origem, tocou profundamente a mim, uma criança adotada”.

“Em comemoração ao 30º aniversário de O Rei Leão, Olivier Rousteing e sua equipe da Balmain criaram uma coleção vibrante e poderosa, que captura lindamente o coração e a essência do icônico filme e do espírito da África”, disse Tasia Filippatos, President, Disney Consumer Products. “Esta colaboração dá continuidade ao legado duradouro da Disney de trabalhar com visionários globais e destacar as futuras gerações de criativos”.

Para frisar ainda mais a jornada pessoal distinta de Rousteing, as emissoras de televisão de propriedade da ABC apresentam o documentário especial On The Red Carpet Storytellers Spotlight: Disney’s ‘The Lion King’ x Balmain, assim como um episódio especial de Localish Unfiltered, que estreará no Hulu e nas plataformas digitais e de streaming das emissoras de televisão de propriedade da ABC em 10 de julho. A produção executiva é de Nzinga Blake, produtora executiva da Race & Culture nas emissoras de televisão de propriedade da ABC.

A coleção Disney x Balmain: The Lion King será lançada em 8 de julho online no Balmain.com e globalmente nos endereços da Balmain e nas principais boutiques de moda do mundo. Boutiques pop-up exclusivas com esta coleção serão inauguradas em 8 de julho na Saks Fifth Avenue Beverly Hills em Los Angeles e em 11 de julho na Harbor City em Hong Kong. Em Londres, tanto a Selfridges quanto a Harrods contarão com a coleção. Em Paris, as grandes vitrines da loja conceito da Balmain na rue Saint Honoré serão dedicadas a toda coleção. Para mais informações sobre a localização das lojas pop-up da coleção, acesse Balmain.com ou as redes sociais da Balmain.

Compartilhe: