Balmain reverencia os códigos da marca em seu verão 2025

Olivier Rousteing, diretor criativo da marca, revisitou elementos e códigos que vem fortalecendo na maison desde que assumiu seu comando em 2011

Para a coleção de verão 2025, Olivier Rousteing diretor criativo da Balmain visitou e repaginou os icônicos códigos que construiu na maison desde 2011, homenageando o New French Style de Pierre Balmain. A leitura única da alfaiataria, o glamuroso dourado, as silhuetas marcadas, os ombros pontudos e as cinturas desenhadas tomaram conta da passarela.

Inspirado pelo lançamento de uma linha de beleza da marca, foram apresentados vestidos exuberantes com estampa de batom, boca e com design que remetem a frascos de perfume, assim como bolsas, colares e pulseiras na mesma proposta.

O tweed surge em versão cintilante com aplicação de lantejoulas e ar festivo. Imagens de rostos e mãos gerados por inteligência artificial ganham aplicações de pérolas e cristais que remetem, não por acaso, a criações de outras coleções da marca.

Fotos: Divulgação

Leia a seguir a carta do diretor criativo Olivier Rousteing:

Para a coleção de verão 2025, continuamos a desenvolver a visão de design singular que define a Balmain. Minha equipe e eu voltamos nosso olhar para uma história muito mais recente, à medida que abordamos os códigos, temas e estilos agora icônicos da Balmain do século 21 – fazendo referência a muitos dos looks que comecei a criar na maison há 13 anos.

Mantivemos esta coleção extremamente focada, com o objetivo de garantir que cada design seja imediatamente reconhecível, contendo elementos-chave do DNA da Balmain moderna de hoje. Contando com o savoir-faire dos artesãos do nosso ateliê, evoluímos ainda mais os cortes precisos, a estrutura e a alfaiataria, que sempre nos diferenciaram – transformando ombros poderosos característicos, ampliando ainda mais os quadris angulosos, apresentando shapes dramáticos em jaquetas e saias. Um novo design de bota-calça, ajuda a garantir uma silhueta sempre perfeita para nossa pantalona.

Meu fascínio por enfeites se reflete em complexos padrões de pérolas, imagens e retratos, com algumas das impressionantes criações fotorrealistas, que exigiram semanas de bordados meticulosos. Ao longo da coleção, você notará novas versões de nossa marca registrada, a marinière, bem como minha preferência contínua pelo uso de tweed para criar conjuntos elegantes e frescos.

Além disso, minha equipe e eu nos inspiramos em um símbolo Balmain bastante inesperado, mas muito familiar: meu guarda-roupa pessoal. A combinação frequentemente repetida de calças skinny de couro e uma jaqueta jogada sobre uma camiseta ou regata tem sido meu look preferido para fechar os desfiles e encontrar com a imprensa por mais de uma década – e agora foi adaptada para fazer parte das criações de roupas para o dia desta temporada.

Como esta apresentação se concentra nas assinaturas, códigos e ícones da maison, parece o momento perfeito para apresentar a nossa mais recente bolsa, a Anthem. Com o mesmo cinto largo que costumo recorrer para dar aquele toque final, a nova coleção de bolsas de couro é inspirada na silhueta de cintura estreita dos designs de alta-costura de Monsieur Balmain, bem como no abraço poderoso e na confiança da alfaiataria Balmain de hoje. O nome da bolsa, claro, sublinha as profundas ligações de Balmain com artistas musicais e suas composições.

Muitos acessórios e roupas evocam as linhas angulares e os componentes gráficos de outro design clássico, o histórico frasco de perfume Balmain, que foi introduzido pela primeira vez por nosso fundador em 1946 para a fragrância Vent Vert, e que foi adaptado para a nova linha de aromas Balmain Beauty, Les Éternels.

Existem vários outros designs que fazem referência divertida à embalagem, e os looks finais de seda minimalistas refletem a multiplicidade de tons da paleta Balmain Beauty. E são essas últimas peças que destacam aquele que é, sem dúvida, o meu ícone moderno favorito da Balmain: a inspiradora diversidade de beleza que é constantemente celebrada dentro do nosso inclusivo Balmain Army.

Olivier Rousteing

Paris

Compartilhe: