O CINE MATILHA (SP) comemora uma década do documentário ILEGAL: A VIDA NÃO ESPERA, com a presença do diretor, Rapha Erichsen. As sessões fazem parte do Ganja 3d Apresenta, e contarão, também, com a exibição do documentário O OUTRO MUNDO DE SOFIA, também de Erichsen. Além dessa celebração, durante a semana, a sala exibe o documentário Black Rio! Black Power! e a comédia nacional O Mestre da Fumaça. Todas as sessões são gratuitas.
Quando ILEGAL: A VIDA NÃO ESPERA foi lançado, falar de maconha de uma maneira positiva era impensável. A erva ainda era um completo tabu e inevitavelmente ligada ao tema da guerra às drogas. O longa-metragem lançado em outubro de 2014 nasceu de um curta com o mesmo nome, apresentado pela primeira vez em uma reportagem de 13 minutos no programa Fantástico, da Rede Globo, em abril. Foi a primeira vez que a planta foi tratada de maneira positiva em horário nobre impactando todo o país.
De lá para cá muito mudou no país e no entendimento da sociedade em relação a planta. Uma indústria canábica foi criada e hoje movimenta centenas de milhões de reais no Brasil. Hoje, até o SUS fornece canabidiol em alguns estados. Associações de pacientes foram criadas em todo o país e em alguns casos, como da Apepi e da Abrace, cultivam o próprio medicamento em solo brasileiro. Mesmo assim, o documentário permanece atual e ao celebrar 10 anos ainda serve de porta de entrada para o conhecimento em torno da planta.
Já O OUTRO MUNDO DE SOFIA tem como protagonista Sofia Langenbach que tem 13 anos e uma síndrome rara e uma história que virou História. Sua família foi a primeira no Brasil a conseguir autorização da Justiça para cultivar maconha como medicamento. Sua mãe tornou- se a maior ativista canábica do país. E seu nome batiza hoje uma fazenda que produz remédio para mais de 10 mil famílias.
O filme mergulha nessa história. E acompanha a batalha de Guete Brito, a mãe da menina, para manter e ampliar o cultivo da planta, enfrentando ameaças constantes e trazendo para o centro do debate a descriminalização da droga, a importância de estudos científicos sobre as propriedades curativas da planta a e a desconstrução de diversos argumentos proibicionistas.
A programação da sala conta ainda com BLACK RIO! BLACK POWER!, de de Emilio Domingos, que resgata a história do movimento Black Rio, e sua influenciou na cultura e na sociedade carioca, em sua luta por justiça social no Rio de Janeiro dos anos de 1970 e 1980,e suas conquistas refletem até hoje no país.
E, por fim, a sala também exibe a comédia O MESTRE DA FUMAÇA, de André Sigwalt e Augusto Soares, que traz no elenco Daniel Rocha, Tony Lee e Thiago Stechinni, e conta a história de dois irmãos brasileiros que precisam lutar contra a máfia chinesa e uma maldição conhecida como Vingança das 3 Gerações.
Programação
31 de outubro (quinta-feira)
19h BLACK RIO! BLACK POWER!
01 de novembro (sexta-feira)
19h O MESTRE DA FUMAÇA
02 de novembro (sábado)
17h O OUTRO MUNDO DE SOFIA
19h ILEGAL
Ingressos gratuitos retirados por ordem de chegada.
CINE MATILHA
Rego Freitas, 542 – 3º andar
República, São Paulo
Sobre o Cine Matilha
O Cine Matilha é um ambiente pet-friendly. Com capacidade para 68 espectadores, incluindo 2 lugares para cadeirantes, proporcionando uma experiência cinematográfica inclusiva.
Sobre a Matilha Cultural
Em maio de 2024, a Matilha Cultural celebra 15 anos de existência como uma entidade independente e sem fins lucrativos. Sediada em um edifício de três andares no coração de São Paulo, o espaço abriga um espaço de exposições, uma sala multiuso, um bar e um cinema com 68 lugares. Fundada em maio de 2009 por um coletivo de profissionais de diversas áreas, a Matilha tem como missão primordial apoiar e promover produções culturais e iniciativas socioambientais do Brasil e do mundo.