A ceia: essa refeição entre o jantar e o horário de dormir pode ser uma estratégia interessante para algumas pessoas, dependendo de suas necessidades nutricionais e objetivos de bem-estar. “Ela fornece energia adicional ao corpo durante o período noturno, quando o organismo está realizando a regeneração celular e atuando no equilíbrio de suas funções, além de evitar a fome noturna que poderia atrapalhar a qualidade do sono”, explica a nutricionista funcional e coordenadora de Assuntos Públicos da Herbalife, Mariana Bomfim.
Segundo a especialista, a ceia pode beneficiar várias pessoas, como atletas e esportistas que precisam acelerar a recuperação muscular e obter reserva de energia para o treino na manhã seguinte; portadores de diabetes que necessitam estabilizar a glicose noturna podem ter esse efeito com uma ceia planejada; pessoas que buscam o ganho de massa muscular e mesmo aquelas com metabolismo acelerado, evitando a perda de peso.
Mas a escolha dos alimentos para a ceia deve ser feita com cuidado para garantir uma refeição leve, nutritiva e em pequenas quantidades para não sobrecarregar o sistema digestivo. “O ideal é que ainda seja feita duas horas antes de se deitar para não haver problema de refluxo e não atrapalhar a indução do sono”, orienta a nutricionista.
Confira quais são os alimentos sugeridos para essa pequena refeição:
Priorize as proteínas magras
Iogurte natural, iogurte grego, queijo cottage ou ricota; ou mesmo o peito de frango desfiado com legumes ou uma pequena porção de grãos.
Pequenas quantidades de carboidratos complexos
Uma colher de sopa de linhaça, chia ou aveia vai garantir boas doses de fibras, que ajudam a manter a saciedade e a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. “O pão integral também é opção para atletas e esportistas acompanhado de uma proteína magra”, orienta Bomfim.
Gorduras boas são bem-vindas
Aposte em pequenas porções (30g) de abacate, nozes ou amêndoas, que fornecem gorduras saudáveis.
Inclua uma fruta ou um vegetal
A banana, que é rica em potássio e possui triptofano, ajuda na qualidade do sono. Já os vegetais fornecem vitaminas, minerais e fibras.
Chá relaxante
Para quem não sente fome, um chá quente à base de ervas com propriedades calmantes, como camomila e maracujá, pode ser uma ótima estratégia para apoiar o sono de qualidade.