Yoga na Cadeira – A democratização dos benefícios do Yoga

No mundo frenético e imparável que vivemos, o que muitos de nós, em algum momento param, e procuram, é um pouco de equilíbrio e tranquilidade em meio às tantas metas que nos propomos, e a todas aquelas que não sabemos nem de onde vem, mas nos alcançam e se tornam mais uma prioridade.

E falando em prioridade, onde nos colocamos nessa lista de prioridades?

Nem sempre a nossa vontade de fazer algo bom por nós, e para nós, encontra um espaço nessa “correria”. E essa é a palavra mais usada nos últimos tempos para justificar nossas ausências com as nossas prioridades, desejos, necessidades, sonhos e com as pessoas que prezamos e não conseguimos tempo para encontrar. 

E que tal se encontrar antes de comparecer a um encontro com alguém?

Essa é a proposta do Yoga, o equilíbrio mental, físico, emocional e espiritual como uma ferramenta de autoconhecimento, auto aceitação, auto atenção, auto-observação e auto acolhimento. O Yoga promove o bem-estar geral do indivíduo há mais de 5 mil anos, desde quando se originou na Índia e vem se disseminando no mundo todo e conquistando cada vez mais adeptos da prática. Há diversas ramificações, como a Hatha Yoga, Ashtanga Yoga, Vinyasa Yoga, Kundalini Yoga, Bikram Yoga, Raja Yoga, Yin Yoga, Japa-yoga, Karma-yoga, Bhakti-yoga, Iyengar Yoga, Swasthya Yoga e tantas outras que estão sendo adaptadas às necessidades individuais de todos, e ainda cumprindo a proposta inicial do Yoga de ser para todos e ajudar cada ser a compreender a inerente conexão do nosso corpo e nossa mente.

A democratização do Yoga acontece quando percebemos que todos nós podemos praticar da forma que conseguirmos, respeitando nossas limitações momentâneas, e persistindo na nossa capacidade de superação e determinação em realizar algo maior por nossa saúde integral e longevidade.

O Yoga na cadeira traz a possibilidade de vivenciar os benefícios do Yoga, mas sentados na cadeira, nos exercitando de forma consciente, efetiva, respeitosa, acolhedora e experimentando melhoras no nosso físico e mental, aula a aula, através, principalmente, de nossa disposição em nos experimentar num novo mundo de possibilidades e oportunidades. 

Os benefícios da prática na cadeira são incontáveis, por exemplo, no campo físico a Flexibilidade e Mobilidade aumentam a capacidade de alongamento e mantém as articulações mais flexíveis ampliando os movimentos, já no campo mental dá menos rigidez de pensamentos com menos julgamentos e mais entendimento e visão ampla. Sabemos hoje que o corpo e mente precisam de exercícios, e o aumento da Força muscular é promovido pela prática que ajuda a fortalecer os músculos do corpo todo nos exercícios que movimentam muito além de pernas e braços, pois também exercitam a Concentração e o Foco, com a mente ativa, buscando o Equilíbrio Físico que é imprescindível para os movimentos a fim de evitar quedas e lesões e no emocional incita o autoconhecimento conduzindo ao auto respeito com seus limites que serão transformados através de sua constância e perseverança. A melhora na consciência e na capacidade da Respiração oxigenando o cérebro e liberando substâncias que auxiliam na Qualidade Imunitária, no Relaxamento devido à compreensão do fluxo de ar que alimenta todo o organismo e consequentemente na melhora da Circulação Sanguínea regulando a pressão e tensão arterial e abastecendo todo o corpo de um sangue rico em oxigênio que promoverá uma ótima Qualidade do sono e de Bem-estar geral.

Mas, o mais importante, é que qualquer pessoa, de qualquer idade, qualquer gênero, qualquer porte físico, com ou sem dificuldade física ou de mobilidade, em qualquer lugar, que tenha uma cadeira, pode realizar a prática. Basta querer. E é esse o único passo importante que temos que dar, o SIM. É esse sim para nós mesmos que nos retira do lugar estagnado e nos coloca em movimento. Esse movimento pode ser algo agradável que maximiza as nossas capacidades enquanto destrava nossas resistências que vivem além do físico, mas se expressam nele. E é isso que o Yoga na cadeira traz, a certeza de que a cada aula estaremos com a saúde física e mental mais conectadas e nos propiciando vivenciar melhoras inimagináveis.

E além desses motivos todos, fazer Yoga ajuda no gerenciamento do estresse, ansiedade, depressão e demais transtornos mentais e psicológicos através das técnicas de respiração e meditação. Hoje, nesse mundo tão conectado, nos deparamos com diversas situações que levam a desafios como pressões sociais, profissionais e pessoais intensas devido a um mundo com um padrão inalcançável. A prática do yoga regularmente pode ajudar a equilibrar os hormônios do estresse, reduzindo os níveis de cortisol e melhorando o bem-estar emocional, melhora e equilíbrio hormonal, geral, e nas mulheres alivia sintomas de TPM, melhora a saúde reprodutiva equilibrando os hormônios, melhorando a circulação sanguínea para os órgãos reprodutivos e reduzindo o estresse, aumentando a libido e as chances de concepção, alivia sintomas também da menopausa e colaborando com o fortalecimento do assoalho pélvico.

A princípio, a prática na cadeira visava atender pessoas com baixa mobilidade ou deficiências físicas, mas hoje em dia é uma prática difundida para todos, pois os benefícios são tão potentes quanto os da prática no tapetinho. E com tantas opções de se entregar ao Yoga, comece por você, se respeitando, se conhecendo e permitindo que seu corpo e mente sejam agraciados com autocuidado. Liberte-se dos pré-conceitos” sobre o Yoga e renda-se. Certamente você encontrará um sentido diferente após se auto observar.

A caminho do nosso bem mais precioso, nós mesmos, e nosso compromisso de auto amor com a nossa saúde e bem estar, há uma cadeira. Pode se sentar e pode se exercitar. Reconecte-se!

Sheila Carozzi – Comunicóloga, Escritora e Redescobridora de todos os seus Mares

 

Compartilhe: