Minimalist photo of calla lilies in a glass vase against a textured wall, perfect for decor inspiration.

7 plantas para ter em apartamento

Ter plantas em casa é uma forma de trazer mais vida, frescor e harmonia ao ambiente, especialmente em apartamentos, onde o espaço pode ser mais limitado e não tão arejado.

As plantas não só embelezam os cômodos, mas também ajudam a purificar o ar, melhorar o humor e até aumentar a produtividade. No entanto, é importante escolher espécies que se adaptem bem ao ambiente interno e que exijam pouca manutenção.

Especialista na área e professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniderp, Gisele Yallouz, explica que a escolha adequada das espécies de plantas para ambientes fechados é fundamental para garantir que elas se adaptem às condições do local, como iluminação, umidade e temperatura, permaneçam saudáveis por mais tempo, além de facilitar o seu cuidado. “Algumas plantas precisam de luz solar direta, enquanto outras se desenvolvem melhor em ambientes com luz indireta, por isso, a escolha errada pode levar ao seu enfraquecimento ou até à morte. Além disso, algumas espécies têm propriedades purificadoras do ar, ajudando a melhorar a qualidade do ambiente, enquanto outras podem ser mais resistentes e exigir menos manutenção. Escolher as plantas certas também contribui para a saúde e o bem-estar, pois elas podem reduzir o estresse, aumentar a sensação de conforto e trazer uma atmosfera mais relaxante e revitalizante ao espaço”, salienta.

A seguir, confira seis plantas ideais para quem deseja cultivar um pequeno jardim dentro de seu apartamento:

 

A Sansevieria plant in a terracotta pot beside a sunlit curtain, creating a serene indoor atmosphere.

Espada-de-São-Jorge (Sansevieria)- Conhecida por sua resistência e facilidade de cuidado, a Espada-de-São-Jorge é perfeita para quem não tem muito tempo para cuidar das plantas. Ela se adapta bem a diferentes níveis de luz e precisa de regas esparsas. Além disso, ajuda a purificar o ar, o que é um ótimo benefício para ambientes internos.

 

A peace lily (Spathiphyllum) in a pot, basking in sunlight on an indoor windowsill.

Lírio-da-Paz (Spathiphyllum)- O Lírio-da-Paz é uma planta de fácil cultivo e que se destaca pela sua beleza. Com folhas verdes brilhantes e flores brancas, ela é ideal para ambientes com pouca luz. O Lírio-da-Paz também é conhecido por suas propriedades purificadoras de ar, removendo substâncias tóxicas como amônia e benzeno.

 

Close-up of diverse succulents in pots on a wooden shelf indoors, showcasing natural beauty.

Cacto – Os cactos são perfeitos para quem tem uma rotina agitada. Eles exigem pouca água e podem ser colocados em lugares mais ensolarados, como janelas com boa incidência de luz. Disponíveis em diversas formas e tamanhos, os cactos podem ser uma opção decorativa e de fácil cuidado para o apartamento.

 

White kitchen shelf with plants and glass jars displaying a minimalist and organized look.

Pothos (Epipremnum aureum)- O Pothos, também conhecido como “jiboia”, é uma planta trepadeira que se adapta bem em locais com luz indireta. Ele cresce rapidamente e pode ser cultivado em vasos suspensos ou pendentes. Além disso, o Pothos ajuda a purificar o ar, removendo toxinas e melhorando a qualidade do ambiente.

 

A beautifully vibrant fern in a black pot adds a touch of nature to indoor space.

Samambaia (Nephrolepis exaltata)- As samambaias são ideais para ambientes com umidade relativa do ar mais alta, como banheiros. Elas preferem luz indireta e precisam de regas regulares. Além de decorar o ambiente com suas folhas verdes exuberantes, as samambaias também ajudam na absorção da umidade, contribuindo para um ar mais fresco.

 

Fresh exotic potted inch plant placed on wooden table near big Australia umbrella tree decorating light room

Maranta (Goeppertia zebrina) – As marantas trazem um toque especial a qualquer ambiente, são plantas que se destacam devido a sua variedade de texturas, cores e formatos de folhas. Para que cresçam saudáveis escolha um ambiente bem iluminado, mas que não pegue luz solar diretamente e mantenha o substrato úmido. Atenção para que a água das regas não fique acumulada no fundo do vaso, aliás essa dica vai para todas as demais espécies.

 

Close-up of red poinsettias with blurred Christmas tree in the background.

Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima) – Agora, se você quer decorar sua casa com uma planta que é o símbolo do Natal, pode usar o Bico-de-papagaio ou Poinsetia. Ela pode durar cerca de dois meses com sua cor vibrante, desde que cultivada em vaso com uma boa dose de luz indireta e com regas em dias alternados. Depois deste período a planta pode ser plantada direto no jardim para que continue a se desenvolver.

Além de embelezarem o ambiente são fáceis de cuidar e se adaptam bem à vida em apartamento. Com um pouco de atenção, essas são ótimas opções de plantas que podem transformar qualquer espaço em um lugar mais acolhedor, aconchegante e agradável.

 

Compartilhe: