A transição do verão para o outono pode ser um desafio, especialmente para quem vive em países tropicais ou em cidades como São Paulo, onde as temperaturas variam drasticamente – um dia pode começar fresco, esquentar ao longo da tarde e terminar com um frio inesperado. Diante disso, como montar um guarda-roupa versátil, que permita estar sempre preparado para essas mudanças?
Para Colomba Giacomini, o segredo está em investir em peças que podem ser facilmente adaptadas ao clima e ao estilo pessoal. “Quando começa o outono, para mim, trata-se de um bom jeans com uma blusa bonita e, talvez, ainda uma papete ou uma sandália.” Essa fase de transição permite combinações interessantes, misturando elementos de verão com toques mais estruturados típicos do outono.
A stylist, com passagens por produções como Saltburn e Killing Eve, além de ter vestido personalidades para o tapete vermelho de prestigiadas premiações, incluindo o Oscar, conta que em vez de comprar por impulso, ela investe em peças que carregam significado e que continuam elegantes muito além de uma estação. Mas como trazer essa visão para o nosso próprio estilo?
O outono é também uma oportunidade de explorar um visual mais retrô, algo que Colomba adora. “Eu gosto de ir para um estilo bem anos 70 no outono. Um jeans branco de cintura alta, uma sandália, uma camisa de bordado inglês, e então colocar uma jaqueta leve de algodão ou algo assim.” Essas sobreposições sutis são ideais para lidar com as variações climáticas sem perder a elegância.
Outra dica valiosa para essa transição é a combinação de vestidos leves com botas. “Ou, novamente, quando começa o outono, uma bota cowboy com um vestido de verão e, depois, talvez uma jaqueta por cima. E essas são sempre peças atemporais. Não vão sair de moda tão cedo.”
Uma marca que representa bem essa estética de transição para Colomba é a Chloé. “Eu amo o novo estilo da Chloé. Essas novas coleções da Chloé funcionam tão bem da primavera para o outono.” A marca, conhecida por sua sofisticação boho, traz peças que transitam perfeitamente entre as estações, permitindo composições elegantes e versáteis.
O importante é ter um olhar atento para peças que tenham fluidez e que permitam combinações criativas, sem a necessidade de renovar o armário inteiro a cada mudança de estação. Afinal, estilo não se trata de seguir regras rígidas, mas de saber adaptar e reinventar o que já se tem.