Por Dra Tamires De Menezes França
Tendo em vista que se por um lado as mulheres nascem e vão “utilizando” seus óvulos, por outro os homens começam a gerar espermatozoides na adolescência e mantêm a produção ao longo da vida, é um fenômeno biológico.
No entanto, os homens também enfrentam riscos futuros se esperarem muito para se tornarem pais. Filhos de pais com mais de 40 anos têm uma maior probabilidade de desenvolver autismo, doenças psiquiátricas e anomalias genéticas.
Por que isso acontece?
Devido ao processo natural de envelhecimento. As células que produzem espermatozoides, apesar de continuarem renovadas a cada divisão celular, sofrem o efeito do estresse oxidativo, que é o efeito básico do envelhecimento celular, esse efeito se torna cada vez mais pronunciado com o envelhecimento paterno.
Os homens enfrentam riscos futuros se esperarem muito para se tornarem pais. Filhos de pais com mais de 40 anos têm uma maior probabilidade de desenvolver autismo, doenças psiquiátricas e anomalias genéticas. Devido ao processo natural de envelhecimento. As células que produzem espermatozoides, apesar de continuarem renovadas a cada divisão celular, sofrem o efeito do estresse oxidativo, que é o efeito básico do envelhecimento celular, esse efeito se torna cada vez mais pronunciado com o envelhecimento paterno.