Nos dias atuais, a temática dos “pais narcisistas” têm ganhado visibilidade. Casos recentes, como o da atriz Larissa Manoela, têm lançado luz sobre esse tipo de relação, que, infelizmente, é muito mais comum do que imaginamos.
Um exemplo que achei muito interessante foi na segunda temporada da série Heartstopper com a personagem Darcy.
Aviso: a partir daqui você pode encontrar alguns spoilers, então se ainda não assistiu a segunda temporada dessa série (como assim você ainda não assistiu?) sugiro que você volte aqui depois que assistir, combinado?
Apesar de uma abordagem sutil, percebemos que a relação entre Darcy e sua mãe é muito frágil, o que vai totalmente contra a persona que ela é com os amigos. Por mais que Darcy seja a mais extrovertida do grupo, segura de si e de sua sexualidade, a partir do momento em que ela recebe mais afeto ou que o assunto “mãe” vem à tona, ela simplesmente surta, evita conversas e tenta ignorar seus sentimentos. Toda essa evitação emocional acaba prejudicando suas conexões internas e externas e, por mais que o grupo de amigos seja um porto-seguro, essa é uma questão que não se resolve do dia para a noite, principalmente com pais que têm esse perfil narcisista.
Eu realmente espero que esse arco da história seja mais explorado na próxima temporada, mas enquanto ela não lança, que tal conversarmos um pouquinho sobre o assunto?
A Profundidade do Narcisismo Paterno: Compreendendo suas Raízes e Características
O transtorno de personalidade narcisista impulsiona uma percepção de superioridade e a busca por um tratamento especial. Pesquisas sugerem que esse comportamento é uma defesa contra sentimentos de inadequação e vergonha.
Pais narcisistas tendem a enxergar os filhos como objetos destinados a satisfazer suas necessidades, os moldam e manipulam para atender única e somente às suas expectativas.
Nessas relações podemos perceber características como:
- Altas expectativas;
- Desmerecimento da autonomia, independência e individualidade do filho;
- Superproteção;
- Abusos emocionais, como chantagens e manipulações;
- Teimosia;
- Ciúmes extremo e vitimização;
- Amor egoísta e sem empatia;
- Se veem como donos da verdade.
Consequências de Relações com Pais Narcisistas
As vítimas de pais narcisistas enfrentam desafios emocionais significativos, manifestando carência afetiva, baixa autoestima e ansiedade, além disso, se não tratados, esses padrões podem ser passados para as próximas gerações.
E por mais que tentem imprimir uma persona que não é afetada por essas questões, cedo ou tarde os reflexos da relação abusiva acabam aparecendo e atingindo as outras.
Lidando com a Complexidade dos Pais Narcisistas
É importante ter em mente que o primeiro passo para tudo nessa vida é identificar se algo está nos fazendo mal. Claramente lidar com pessoas narcisistas não é algo fácil e tentar enfrentar tudo isso por conta própria não é uma opção que seja viável a longo prazo, por isso, o melhor a se fazer é procurar ajuda profissional, assim você terá mecanismos e ferramentas para poder se libertar desses padrões negativos que foram herdados.
Além do mais, conversar com amigos de confiança, consumir filmes, séries, livros, vídeos e podcasts que tratam desse assunto pode ser positivo para te ajudar a ter uma nova perspectiva.