Quantas vezes você já deixou de lidar com algum sentimento porque tinha “coisas mais importantes” para fazer?
No estilo de vida atual, lidar com nossas próprias necessidades vem sendo uma coisa que fica cada vez mais em segundo, terceiro ou até mesmo quarto plano, o que deveria ser tratado como prioridade, agora é luxo, mas se continuarmos nesse ritmo frenético, o adoecimento vai estar cada vez mais presente em nossa vida, e vamos combinar que ninguém quer se sentir mal propositalmente, correto?
Pensando nisso, trago uma atividade simples que pode ser muito benéfica para sua saúde mental e física, sim, física: a escrita.
Ok, você pode estar pensando que é fácil uma pessoa redatora usar a escrita como uma ferramenta de cura, mas calma que essa é uma prática amplamente aplicada por muitos profissionais, tá? Estou sendo 100% imparcial com você.
Eu sei que temos uma grande tendência de querer buscar respostas nas distrações, mas as redes sociais e programas de TV só servirão como um meio de acumular tudo que precisamos botar para fora, e você já deve estar por aqui de ouvir que precisamos ter um momento longe das telas, principalmente antes de dormir, e você sabe que isso é para o seu próprio bem, que tal tentar escrever um pouco antes de dormir? Nessa você já resolve dois problemas de uma vez só!
Além de reduzir emoções negativas, o processo de escrita ajuda a dar forma aos sentimentos, a visualizar melhor os objetivos, a monitorar aspectos positivos e negativos da vida ou pode simplesmente ser uma válvula de escape para coisas que muitas vezes não conseguimos processar de outra forma. Acredite ou não, mas apenas o fato de estarmos colocando energia e movimento nesse processo já faz com que nossa mente assimile como uma descarga de energia de tudo que está guardado.
Vá com calma, tente escrever uma ou duas vezes na semana ou quando sentir que precisa de algum jeito botar tudo que está guardado para fora, isso não deve ser visto como uma obrigação, mas sim uma ferramenta que pode te ajudar a lidar com as suas questões. Lembrando que isso não substitui um acompanhamento profissional, ok?
Quer um incentivo para começar seu diário? Aqui vão as nossas dicas de produtos e apps para você dar esse primeiro passo!