Da Editoria Kids
Quem disse que uma dieta sem glúten precisa ser sem graça? A Urbano Alimentos, uma das maiores produtoras de alimentos do Brasil, provou que é possível unir sabor, nutrição e diversão em uma única linha de produtos. Em parceria com a gigante do entretenimento, a Disney, a marca lançou a Linha Urbano Kids, com massas zero glúten, oferecendo refeições mais gostosas e lúdicas, principalmente para crianças celíacas ou com dietas livres de glúten.
Recebemos da empresa um lindo kit com dois pacotes de macarrão da nova linha, acondicionados em uma caixa fofa com o personagem Mickey. Preparamos as massas para crianças, com molho de tomates frescos, e degustamos, junto delas.
A massa é produzida com arroz, logo, não possui glúten e é muito saborosa. Percebemos que a massa oferece o mesmo cozimento, textura e sabor de qualquer massa tradicional. Os formatos dos personagens da Disney – Mickey, Minnie, Pateta, Pluto, Margarida e Pato Donald, fizeram muito sucesso com as crianças, que brincaram de procurar e trocar os personagens preferidos. E um dado importante: os formatos não se desfizeram após o cozimento. Foi um almoço muito divertido!
A linha oferece três cortes especiais de macarrão de arroz: mini penne com espinafre do filme Encanto, mini rigatoni Disney, e massa no formato dos personagens da Disney.
A Urbano, de Jaraguá Jaraguá do Sul (SC), é uma das maiores do setor de alimentos do país com 63 anos de trabalho no beneficiamento de arroz, feijão, farinha e macarrão de arroz.
Zero glúten
Nos últimos anos, a conscientização sobre a intolerância ao glúten e a doença celíaca aumentou significativamente, levando muitos pais a procurar opções sem glúten para suas crianças. O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, centeio e cevada. Para a maioria das pessoas, o glúten é inofensivo e faz parte de uma dieta saudável. No entanto, para indivíduos com doença celíaca, sensibilidade ao glúten ou alergia ao trigo, o consumo de glúten pode ser prejudicial à saúde. A doença celíaca é uma condição autoimune que afeta o intestino delgado, e a ingestão de glúten desencadeia uma resposta imunológica adversa.
“A maior vantagem dos alimentos sem glúten é que eles proporcionam uma alternativa segura para crianças com doença celíaca. A eliminação do glúten da dieta é a única maneira de controlar os sintomas e prevenir danos ao intestino”, diz a nutricionista Amanda Pereira. “Além da doença celíaca, algumas crianças podem ter sensibilidade ao glúten, o que pode levar a sintomas como dor abdominal, inchaço e fadiga. A remoção do glúten da dieta pode ajudar a aliviar esses desconfortos”, completa.