Da Editoria Kids
De acordo com o psicólogo Lawrence J. Cohen, toda criança tem um “love cup”, que é tipo um copo de amor e atenção que as crianças necessitam preencher e que os cuidadores enchem com carinho físico, palavras gentis, compreensão emocional e atendimento às suas necessidades. Mas o que acontece quando você tem que limpar a casa, mas sua criança está precisando preencher seu baldinho de amor? Que tal inseri-la nas tarefas domésticas?
De acordo com a Academia Americana de Psiquiatria da Criança e do Adolescente (AACAP), mesmo as crianças podem ser incluídas nessa rotina, com benefícios para sua formação a partir dos 3 anos de idade. Uma pesquisa realizada pela marca Scott Duramax, da empresa Suzano, mostra que 45% dos brasileiros e brasileiras dividem as tarefas com outros moradores da casa, mas apenas 8% com os filhos e as filhas. Reunimos, então, algumas dicas de como incorporar os pequenos nessa rotina.
Bagunça durante a limpeza faz parte da aprendizagem
Quem nunca começou a dar uma geral no quarto e percebeu que criou mais bagunça do que estava antes da limpeza? E já que ninguém nasce sabendo fazer as coisas, as habilidades necessárias para tarefas domésticas podem exigir um processo de aprendizagem. Pode parecer mais rápido fazer as tarefas sozinho, mas ajudar seu filho ou sua filha a aprendê-las vai trazer independência no longo prazo. Por exemplo, quando você for lavar a louça, dê os utensílios utilizados pela criança para que ela mesma lave, gerando um senso de responsabilidade pelas coisas usadas. Ao finalizar, entregue um pano com boa capacidade de absorção para que ela possa secar a pia.
Envolva os pequenos na organização dos próprios armários
Crianças crescem muito rápido e, infelizmente, as roupas não crescem junto. Por isso, muitas famílias acabam fazendo organização nos armários dos pequenos com frequência. Quando chegar esse momento, você pode envolvê-los nessa organização: depois de tirar as roupas das prateleiras, eles podem fazer pilhas na cama ou chão. Enquanto você limpa o interior do armário, entregue um pano reutilizável para que tirem a sujeira acumulada das gavetas; após a limpeza, inclua-os no processo de separação das peças que não servem mais e na decisão sobre a reorganização e recolocação das peças no armário.
Aproveite a curiosidade natural das crianças
É comum perceber que as crianças estão imitando os adultos. De acordo com o Psicólogo do desenvolvimento, Moritz Daum, esse é um mecanismo importante para a aprendizagem social, isto é, para a aquisição de novos conhecimentos. Por isso, ao notar que a criança começa a reproduzir o que você faz, seja cozinhando, limpando ou dobrando roupas, é interessante aproveitar essa curiosidade para orientá-la sobre como fazer e incluí-la nessas atividades. Experimente oferecer um pano resistente para que as crianças tirem a sujeira dos brinquedos enquanto você limpa a mesa e as cadeiras. Panos reutilizáveis com tecno tecido podem aguentar alguns movimentos mais repentinos dos pequenos, sem desintegrar ou desfiar.
De qualquer forma, é importante observar as inclinações naturais das crianças e orientá-las a partir de seus interesses. Enquanto algumas estão empolgadas para ajudar, outras podem estar relutantes. Ainda segundo a AACAP, há muitos benefícios em envolver os filhos e as filhas em atividades adequadas à idade. Eles podem apresentar maior autoestima, desenvolver independência, estar melhor preparados e preparadas para lidar com frustrações e adversidades, além de estabelecer bases para responsabilidades futuras. Habilidades que podem trazer frutos para o desempenho na escola, no trabalho e nos relacionamentos.