Especialista aponta benefícios de uma solução natural para hidratação, clareamento e saúde da vulva
Ressecamento da região íntima, alergias, fissuras e até escurecimento da vulva são problemas enfrentados por muitas mulheres. Com o passar do tempo, é comum que a pele da área íntima perca elasticidade e sofra alterações, como flacidez e desidratação. Mas calma! Uma solução natural está ganhando destaque por ser prática e acessível: o uso do óleo de coco.
Poucas pessoas sabem, porém, o óleo de coco, conhecido por suas propriedades antioxidantes, fungicida e ajuda a manter a hidratação através da umectação, é bastante utilizado para tratar e prevenir problemas comuns nessa região delicada. Segundo a esteticista dermaticista Patrícia Elias, especialista em saúde, além de manter hidratação também deixa o local com aspecto macio sedoso, o produto também age no rejuvenescimento e clareamento da vulva. “O óleo de coco tem capacidade de estimular a produção de colágeno, o que contribui uma pele mais firme e jovem, além de ajudar a clarear áreas escurecidas”, afirma a especialista.
As propriedades naturais do óleo de coco vão além da hidratação. Rico em ácidos graxos como o ácido láurico, ele possui ação antimicrobiana, antifúngica e anti-inflamatória. Isso significa que seu uso pode ajudar a prevenir infecções, como a candidíase, além de aliviar sintomas de irritações e alergias. “Por ser um produto com alta compatibilidade com a pele, ele reduz o risco de reações alérgicas, algo comum com outros produtos sintéticos”, explica Patrícia.
O tratamento é simples e pode ser feito em casa. Basta colocar o óleo de coco em formas pequenas, levar à geladeira até endurecer e usar uma unidade por dia, massageando a região íntima. “O óleo atua como um lubrificante natural, reduzindo o atrito, prevenindo fissuras e proporcionando uma barreira protetora que mantém a umidade natural da pele”, acrescenta.
Além dos benefícios para a elasticidade e clareamento, o óleo de coco também ajuda a regenerar a pele danificada, o que o torna ideal para quem sofre de fissuras ou irritações constantes. Sua ação antioxidante ainda combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce da pele.
“Costumo indicar para todas as minhas pacientes. O método, além de simples e eficaz, é uma opção acessível para quem busca melhorar a saúde íntima de forma natural e livre de produtos químicos”, finaliza Patrícia.
Patrícia Elias é bacharel em Estética e Cosmetologia e pós-graduada em Dermaticista pela Faculdade IBECO. Especialista em tratamento de melasma, hipercromias, flacidez cutânea e saúde da pele em geral, Patrícia é sócia fundadora da Clínica de Estética Patrícia Elias e comanda o canal do YouTube brasileiro para este ramo com mais de 7.5 milhões de inscritos. Instagram: @esteticapatriciaelias