time, work, clock

Planejamento de metas para 2025: ainda dá tempo de cumprir alguns objetivos em 2024

Com o final do ano se aproximando, ainda é possível tirar algumas metas do papel e planejar um 2025 promissor. O consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, compartilha dicas práticas para iniciar agora um plano de ação eficaz. “Mesmo com um mês e meio pela frente, muitas pessoas ainda podem realizar objetivos importantes. A questão é estabelecer metas realistas e ter um bom planejamento”, comenta Weiler. “Com o planejamento em mãos, ao chegarmos próximos ao final do ano, fica mais fácil colocar uma barreira de tempo que nos permite analisar, reavaliar e programar tudo aquilo que queremos”, completa. Confira as dicas do consultor:

  1. Revisite suas metas de 2024

Faça uma análise das metas planejadas no início do ano e identifique quais delas ainda são viáveis e quais podem ser ajustadas. “É importante reconhecer as conquistas, entender as dificuldades e ajustar o plano conforme necessário, isso fará com que você inicie seu planejamento de forma mais materializada, onde as lições de hoje ajudarão seu planejamento a ser mais sólido amanhã”, orienta Weiler.

  1. Utilize sua inteligência real e natural para complementar a artificial

O planejamento se acelera e se otimiza quando você o delega para boas ferramentas, como a inteligência artificial, a parte de estruturação do seu planejamento. Pode escolher entre GPT, Claude ou Gemini. Crie um bom prompt que resuma seus principais objetivos e vá lapidando seus resultados. Isso acelera muito o processo, deixando mais tempo disponível para que você utilize sua inteligência natural/pessoal para lapidar os resultados, levando-os a outro patamar.

  1. Defina metas SMART para 2025

Metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais (SMART) ajudam a manter o foco. Weiler reforça a importância da clareza: “Saber exatamente o que você quer alcançar, em que nível, de forma tangível e significativa são os primeiros passos para o sucesso.”

  1. Crie um plano de ação detalhado

Divida suas metas em etapas menores e estabeleça prazos realistas para cada uma. Defina prioridades: identifique as metas mais relevantes e os passos necessários para concretizá-las. Antever a rota, dizendo como e quando chegará em cada destino, quem irá envolver no processo, quanto precisará investir e definir os porquês, ajudará sobremaneira a não esmorecer diante dos desafios que não serão poucos e certamente virão.

  1. Monitore e ajuste o progresso constantemente

Adotar uma rotina de acompanhamento ajuda a manter-se no caminho certo. “Ajustes sempre serão necessários. Projetos maravilhosos no papel, mas inflexíveis em sua execução, especialmente diante de realidades não previstas, tem alta tendência de fracassar, ainda que parcialmente. O acompanhamento constante permite ajustes no percurso e, assim, aumenta as chances de sucesso”, recomenda Weiler.

  1. Comece agora: metas a curto prazo para concluir em 2024

“Aquecer os motores é fundamental, inicie já pequenos projetos que irão servir de base para os maiores que serão executados no próximo ano. Com as novas ferramentas, o ritmo se acelerou, muitas coisas demandam menos tempo, portanto ainda dá tempo”. Há ações que ainda podem ser realizadas antes do final do ano, como organizar as finanças ou completar cursos. “Escolha também metas simples que possam ser concluídas rapidamente, que darão uma sensação de progresso e agirão de forma muito positiva em sua motivação”, sugere o consultor

Muitas vezes os sonhos pessoais ou o crescimento na carreira e nos estudos ficam adiados por anos. “O período de final de ano é ideal para um balanço dos resultados e para o planejamento de um novo ciclo”, finaliza.

Compartilhe: