Esta semana tive a oportunidade de experimentar um café especial, produzido na cidade de Caconde, em São Paulo. Trata-se do café João Hamilton, que é nome também do produtor, localizado no Sítio Canaã, na Serra do Cigano. Da safra de 2020/2021, o item, da variedade catuaí vermelho e cultivado a 1200m de altura, apresenta característica aromática de chocolate ao leite, caramelo, frutas vermelhas, e é doce e cremoso.
O catuaí, palavra que significa “muito bom” no dialeto tupi-guarani, é um grão proveniente do cruzamento de duas subespécies arábicas, o caturra e o mundo novo, e possui sabor adocicado e suave, com acidez média. Ao degustar o café, nota-se, primeiramente, um leve aroma, seguido do sabor achocolatado. Em seguida, percebe-se a nota de frutas vermelhas e a cremosidade da bebida. Utilizei pouco pó para preparar meu café, que foi coado em filtro de papel. O resultado foi excelente.
O cultivo deste café é feito sem utilização de química, o que o torna natural em seu processo e mais saudável para consumo. Na compra, o produto vem moído conforme sua forma de preparo da bebida (espresso ou filtrado).
O Sr. João Hamilton é um produtor premiado por seus cultivos de grãos. Em concursos estaduais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o seu café ficou em segundo lugar por duas vezes consecutivas, e também dentre os dez melhores, em outras edições do prêmio.
Este saboroso café João Hamilton pode ser encontrado na torrefação Castelo do Monte (@castelosomontecafe).