Dia 1º acontece a ExpoCeviche em São Paulo

Para difundir a cultura peruana e promover a sua rica e saborosa culinária,  principalmente o Ceviche, no domingo, dia 1° de outubro acontecerá o ExpoCeviche, no Parque da Mooca, em São Paulo. A entrada é gratuita.

Das 11h às 18h30,  o público poderá experimentar o melhor da gastronomia peruana oferecida pelos principais restaurantes da cidade como o Rinconcito Peruano, Rancho dos Peruanos, Quinoa Restobar, Q´Ceviche, Sea Mooca, Cantón, É do Perú, La Polleria Grile, Brilho das Artes, El Mercadito, Punto Peruano, Piscis, Q’Chicha, Sazón Peruano, Tambo, entre outros, num total de 30 expositores que incluem, ainda, bebidas, doces e barracas de artesanato, como exemplo da Kunpi, do artista Adrián Ilave, um dos maiores difusores da cultura andina no Brasil.

Considerado o maior evento de gastronomia e cultura peruanas no Brasil, a ExpoCeviche está na capital paulista em sua 11ª edição, depois do grande sucesso do evento no Rio de Janeiro, em julho passado. A organização não poderia deixar de escolher a cidade de São Paulo, capital gastronômica que abriga a maior quantidade de restaurantes peruanos, para a nova edição do evento. A ExpoCeviche na capital paulista contará com a réplica do Senhor dos Milagros, trazida especialmente para a ocasião para lembrar a celebração ocorrida nas ruas das cidades peruanas nesta época do ano, quando milhares de fiéis saem em procissão usando adornos da cor roxa (razão pela qual a logomarca desta edição traz a cor em sua base).

“Temos um carinho muito grande por São Paulo. Foi aqui que lançamos a primeira ExpoCeviche em 2013, no Instituto Cervantes, com intuito de divulgar o prato mais peruano, que une elementos da costa, da serra e da selva”, lembra Oscar Vasquez Solis, chef peruano que há 10 anos organiza a ExpoCeviche. Oscar destaca ainda que a cidade paulista também é considerada o 7º melhor destino gastronômico do mundo, segundo o Travellers Choice, com mais de nove mil bares e restaurantes. “Foi aqui que a culinária peruana encontrou espaço para ser apreciada pelos brasileiros. Nesta edição, teremos grandes destaques como as batatas nativas coloridas, trazidas especialmente para a degustação pelos paulistas”, complementa.

Estarão presentes no evento os premiados chefs Edgard Villar (Rinconcito Peruano), Marco Espinoza (Cantón), Jorge Aliaga (Q’Ceviche), Pablo Salcedo (Sabor Peruano) e Javier Vargas (chef do Piscis e presidente da Armap que virá especialmente do Peru para o evento). Entre as iguarias a serem degustadas, além do ceviche, prato principal da culinária peruana (à base de peixe cru marinado e suco de limão), que também será oferecido nas versões veganas e vegetarianas, o público também poderá adquirir produtos peruanos como as Papas Nativas coloridas (batatas peruanas coloridas trazidas pelo expositor Huerto Peruano) e apreciar pratos dos principais restaurantes peruanos de São Paulo como Choros a la Chalaca (aperitivo com mexilhões), Causa Rellena (feita com batata, pimenta amarela picada, suco de limão, ovo cozido e pode ser feita com peixe ou frango), Arroz de Mariscos, Anticuchos (espetinhos de coração bovino), Tiraditos (peixe cru, cortado em forma de sashimi, e de aspecto semelhante ao crudo, e carpaccio, em molho picante), Lomo Saltado (Filé Mignon molho de cebola roxa, tomate, shoyu, vinagre salteado em alta temperatura-Wok), Tamales (feitos com farinha de milho).

As sobremesas peruanas mais conhecidas também estarão representadas no evento como o Suspiro Limeño, Alfajores, Picarones (rosquinhas peruanas) e as bebidas mais degustadas como o Pisco (aguardente de uvas), Pisco Sour (com pisco, limão, clara de ovo), Chilcanos (drink com Pisco e Gengibre), Chicha Morada (refresco feito com milho de cor roxa fervido com especiarias e frutas) e a cerveja peruana Cusqueña. Uma grande oportunidade para os gourmets se deliciarem com autênticas iguarias peruanas.

A 11ª edição da ExpoCeviche, em São Paulo, também vai contar com uma programação cultural especial. O público que estiver no local poderá conhecer a cultura e o artesanato do Peru através de apresentações de artistas como os grupos Agrupação La Clave (Cumbia e Salsa), Música Afro Peruana, Raíces Norteñas (com apresentação de danças folclóricas como Marinera Limeña e Marinera Norteña, Canciones del mês Morado (Señor dos Milagros), a cantora Celina, além de apresentações dos grupos Fina Estampa e La Clave. Uma atração internacional fará também um show inédito, com músicos vindos diretamente do Peru: Zoila Campos, filha da saudosa Lucila Campos, considerada a maior cantora afro peruana (falecida há cinco anos).

Instagram – https://www.instagram.com/expoceviche2023/ 

Serviço: 11ª ExpoCeviche São Paulo 2023

Local: CEE Salim Farah Maluf (Parque da Mooca)

Endereço: Rua Taquari, 635 – Mooca, São Paulo – SP, 03166-000

Data: 1 de outubro, domingo

Horário: 11h às 18h30

Valores dos pratos no evento: R$5 a R$ 45

Entrada Gratuita

 



Compartilhe: