cereals, cup, muesli-563796.jpg

Leite de aveia: crescimento no consumo mostra que não é mais vista apenas como alternativa ao leite de vaca

As vendas de leites vegetais aumentaram significativamente nos últimos anos, mas o mercado de leite de aveia tem visto, de longe, o maior crescimento. Somente nos EUA, as vendas no varejo de leite de aveia aumentaram mais de 50%, para US 527,44 milhões em 2022 – indicando seu apelo em massa entre os consumidores.

Seja para consumir puro, usar em receitas ou misturado com outros alimentos e bebidas, o leite de aveia é mesmo um produto que veio para ficar. Suas origens datam do início da década de 1990 por Rickard Öste, que foi quem inventou a bebida, mas ela começou a se popularizar mesmo com sua oferta nas cafeterias dos Estados Unidos e Reino Unido por volta de 2017. Os baristas ficaram encantados com o sabor neutro, a textura cremosa e a capacidade dela de criar mais espuma.

A bebida há muito tempo deixou de ser uma alternativa ao leite de vaca para ser uma substituta. Além de fazer bem à saúde, pode recriar o perfil sensorial do leite de vaca e desempenhar o mesmo papel que esse tem na rotina das pessoas, seja elas veganas ou não, intolerantes à lactose ou com APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca). A aveia já ganhou, inclusive, variações de outros ingredientes que têm o vegetal como base. São eles manteiga, achocolatado, creme de avelã, creme de leite, leite condensado e até chantilly – itens apresentados por marcas como a Naveia, líder na categoria de produtos plant based feitos com aveia.

Benefícios nutricionais:

O leite de aveia também vem ganhando destaque no segmento por entregar diversos benefícios nutricionais. Para ser transformado em leite, o cereal é hidratado, batido e coado, formando um estrato que consegue preservar parte dos nutrientes da aveia e assim, é capaz de proporcionar aos consumidores os principais benefícios da aveia in natura. Ele é rico em fibras (solúveis e insolúveis) que ajudam o organismo a eliminar gorduras que podem bloquear artérias – importante para quem quer diminuir o colesterol, melhorar a flora intestinal, auxiliar o fortalecimento do sistema imunológico e equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

O leite de aveia é também menos calórico do que a versão de origem animal, mais leve e menos indigesta, além de o cereal ter baixo custo, sendo uma opção mais econômica de produção em relação aos tipos de leite vegetal disponíveis no mercado, que possuem alto custo, como a soja e a castanha.

Outro fator que fez o leite de aveia se popularizar é o fato de ser um dos de menor impacto no meio ambiente (sem mencionar a exploração animal, é claro), se comparado ao leite de vaca e sua matéria-prima e outras variações de leites vegetais.

Comparativo

 Uso da terra – O consumo de apenas um copo (200mL) de leite por dia ao longo de um único ano representa o uso de 652m2 de terra, mas se o leite for trocado por leite de aveia, esse número diminui para 36m2. Além disso, a aveia tem a capacidade de regenerar o solo, deixando um rastro positivo.

 Uso da água – tão discutido, também é relevante e alguém que toma um copo por dia durante um ano está usando 45.733L de água (equivalente a 703 banhos de 8 minutos) nesse consumo, enquanto alguém que toma a mesma quantidade, mas de leite de aveia, consome cerca de 3.512L de água (equivalente a 54 banhos de 8 minutos).

 Emissão dos gases de efeito estufa – também é outro fator impactante ao meio ambiente e o consumo de leite de vaca é 3,5 vezes maior se comparada à do consumo de leite de aveia. Beber um copo de leite de vaca por dia emite 229kg CO2e por ano, mas beber a mesma quantidade de leite de aveia emite só 65kg CO2e no mesmo período.

A D’Idées Magazine trouxe uma receita que utiliza não só o leite de aveia, mas também o Golden Milk, uma bebida de origem indiana, com cúrcuma, gengibre e outras especiarias, muito usada na culinária ayurvédica e com poder anti-inflamatório, antioxidante, digestivo, imunoestimulante e que auxilia em casos de ansiedade e depressão.

Golden Milk

– Uma colher de chá rasa de Golden Milk DaFloresta (aproximadamente 2g)

– 40mL de água filtrada quente

– 200mL de leite de aveia Naveia Barista

Modo de preparo:

  1. Diluir o Golden Milk na água quente e reservar;
  2. Colocar o leite (preferencialmente já espumado com o uso de um espumador) em um copo e jogar o Golden Milk diluído por cima.

Dicas extra:

– Se quiser uma mistura mais forte e concentrada, use 3g ou 4g de Golden Milk;

– Se preferir uma bebida gelada, faça o mesmo procedimento, mas coloque algumas pedras de gelo no copo antes de colocar o leite;

– Pro leite ficar mais encorpado, esquente um pouco ele antes de colocar no espumador. Pode ser no fogo ou no microondas por alguns segundos.

Compartilhe: