A cúrcuma é uma especiaria originária da Índia que tem sido utilizada há milhares de anos por suas propriedades medicinais. Rica em curcumina, composto que possui ação antioxidante e anti-inflamatória, tem ganhado popularidade no mundo todo, sendo considerada um superalimento por seus inúmeros benefícios para a saúde.
Uma empresa situada em Rio Manso (MG), a DaFloresta, tem se dedicado à produção de itens à base de cúrcuma e outros ingredientes benéficos para a saúde, como o gengibre e o ginseng. Yasmin Lourenço, uma das proprietárias, destaca que “ não trazemos apenas produtos, mas uma proposta de saúde e bem-estar”.
“Em 2015, iniciamos a DaFloresta junto com as colheitas super abundantes na agrofloresta. Eu já gostava muito de beneficiamento e criação de produtos saudáveis,” compartilha Yasmin. E essa atitude se transformou em uma missão de oferecer produtos que refletem o compromisso com a natureza e a sustentabilidade.
Estudos científicos respaldam os benefícios da cúrcuma, que vai além de ser apenas um tempero na culinária. “A curcumina é um dos anti-inflamatórios naturais mais poderosos que existem,” ressalta Yasmin. A curcumina combate inflamações, alivia dores nas articulações, beneficia a pele, e auxilia em diversos aspectos da saúde, desde depressão até colesterol alto.
Segundo a nutricionista Ana Pereira Gaspar, “o composto bioativo predominante na cúrcuma longa é a curcumina, representando aproximadamente 77% dos curcuminóides, trazendo muitos benefícios para a saúde, principalmente nas questões anti-inflamatórias. Atualmente, pesquisas em curso investigam as propriedades antioxidantes, cardioprotetoras e potencialmente anticancerígenas desse componente bioativo”.
A cúrcuma é colhida em uma agrofloresta biodiversa, onde mais de 200 espécies de plantas coexistem. “Nossos plantios agroflorestais incluem árvores e alimentos plantados em consórcio, onde as espécies se sucedem com o tempo,” explica Yasmin. Essa prática, aliada à agricultura sintrópica, reflete o compromisso da DaFloresta em imitar a natureza para criar um ecossistema florestal resiliente.
Os produtos DaFloresta, atualmente uma linha de nove superalimentos desidratados, são cultivados e beneficiados pela própria empresa. “Focamos na linha de superalimentos desidratados. Atualmente, estamos com estes nove produtos,” diz Yasmin. Dentre eles, o Golden Milk, uma bebida de origem indiana e ayurvédica, feita com especiarias e que pode ser incorporada a leites vegetais ou não, por exemplo. O sal anti-inflamatório, por exemplo, combina cúrcuma e pimenta do reino de forma prática, ideal para incorporar os benefícios da cúrcuma à alimentação diária. E há ainda cosméticos, como o óleo essencial de cúrcuma. Yasmin ainda destaca a “curcumina ativada,” que potencializa a absorção da curcumina com a adição de pimenta do reino.
Alguns dos benefícios da cúrcuma incluem:
Redução da inflamação: A cúrcuma é um poderoso anti-inflamatório, podendo ajudar a reduzir a inflamação em todo o corpo. A inflamação está associada a uma série de doenças, como artrite, doenças cardíacas e câncer.
Proteção contra o câncer: Estudos mostram que a cúrcuma pode ajudar a proteger contra o câncer, inibindo o crescimento de células cancerígenas.
Melhoria da saúde do cérebro: A cúrcuma pode ajudar a melhorar a função cognitiva e proteger contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
Redução do colesterol: A cúrcuma pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL, o colesterol ruim.
Auxílio na digestão: A cúrcuma pode ajudar a melhorar a digestão e aliviar a indigestão.
Abaixo, a D’Idées Magazine, em parceria com a DaFloresta, selecionou uma receita usando a cúrcuma.
Esta receita é integrante do E-book “Da Floresta para a Mesa – Culinária Agroflorestal”, de Yasmin Lourenço.
Manteiga Veg de Coco
Ingredientes:
4 colheres sopa de óleo de coco
1,5cm de curcuma fresca ralada ou 1 colher de chá de cúrcuma em pó
1 colher de chá de sal
Opcional: levedo de cerveja, chimi-churri, ervas secas ou frescas
Modo de preparo: Derreta o óleo de coco em banho maria, misture bem os demais ingredientes e coloque na geladeira para endurecer novamente. Com frequência, abra a geladeira para misturar a manteiga, a fim de que fique bem uniforme.
Uma forma muito prática de usar a cúrcuma tanto fresca quanto em pó é deixar essa manteiga pronta na sua geladeira e usar nos preparos.