Conheça as “Mães de Horta 2.0”!

Siga meu Instagram: @bobagensgastronomicas 

Quem pensa que dar uma horta de presente para sua mãe é dar inspiração para cozinhar, alegria e amor, está certo. Mas também está certo quem sabe que é dar um pouquinho mais de trabalho a ela. Um novo conceito tem se difundido, que é o “mãe de planta 2.0”, que são as mães (não apenas de hortas e plantas) mais tecnológicas, ligadas à inovação e que curtem facilitadores tecnológicos para a jardinagem em casa. E uma startup brasileira trouxe essa novidade ao segmento, criando uma horta inteligente, que não precisa regar, pois é  auto irrigável (com reposição de 1 litro a cada 25 dias), e com sementes (sejam verduras, legumes ou temperos) acompanhadas de solos preparados especialmente para cada espécie, proporcionando uma experiência única de jardinagem e dando às mães uma nova perspectiva sobre como cultivar uma plantinha em casa. 

A empresa também realizou uma pesquisa, com mulheres entre 25 e 45 anos, revelando informações valiosas sobre quais são os novos hábitos, preferências de consumo e propósito com as plantas das novas gerações das entusiastas pelo cultivo de plantas no Brasil.

Segundo o estudo da startup, o grupo de 25 a 35 anos está majoritariamente na região Sudeste (88%) e 77% delas já possuem plantas em casa. Elas valorizam a conexão com a natureza, o aconchego e a sensação de paz que as plantas trazem ao lar. A maior dificuldade enfrentada por essas mães é cuidar da nutrição das plantas, seguida por regar adequadamente e lidar com a falta de sol. Além disso, elas valorizam a importância de manter o ambiente agradável e aconchegante, assim como a conexão com a natureza.

Já no grupo de 35 a 45 anos, as novas mães de planta estão distribuídas principalmente na região Sudeste (66%), Sul (13%) e Centro-Oeste (13%). Todas as entrevistadas possuem plantas em casa e apreciam a conexão com a natureza e o cuidado com o lar. As principais dificuldades são cuidar da nutrição das plantas e regá-las adequadamente.

Essa parcela de mães valoriza a paixão por cuidar das plantas e o papel da natureza no cotidiano. Em ambos os grupos, o Instagram é a rede social mais utilizada, seguido pelo Facebook e LinkedIn. O estudo mostra grande diferença quanto ao propósito do cultivo. As mães de até 35 anos se mostram mais focadas no consumo do que se é plantado, enquanto as mães de até 45 anos se preocupam mais em cuidar e manter as plantas escolhidas.

“As plantas estão se tornando os novos Pets. A sociedade atual está proporcionando outras alternativas de afeto – de humanos para seres não humanos de uma forma muito mais profunda – e o que percebemos é que uma das mais formas mais crescentes entre os brasileiros e pessoas de outros lugares do mundo é o amor por plantas e pela experiência do cultivo que necessita de cuidado. Obviamente, há muito tempo já existem apaixonados por jardinagem, mas o que vemos é algo mais massificado do que em outras épocas. Por isso, estamos estudando o comportamento do nosso consumidor com muita atenção para conseguir apoiá-lo em todas as etapas dessa jornada. E assim como foi no mercado Pet, ganhará o coração dos consumidores as empresas que conhecerem seus clientes como a si próprias”, comenta Rodrigo Farina,  CEO da Brota, startup que realizou a pesquisa.

Quer dar uma horta de presente para a mamãe? Conheça, então, as vantagens da horta em casa!

  • Alimentação mais saudável

É possível temperar os alimentos com seu próprio cultivo, em vez de usar temperos prontos,  que costumam ter doses altas de corantes e sódio. 

  • Exercício terapêutico para a mente

Cultivar plantas ajuda no bem-estar! O contato com a natureza, por meio de um pouco de terra, e o sentimento de cuidado e dedicação nos fazem ter pensamentos mais positivos e maior afetividade, segundo a psicóloga Amanda Silva.

  • Economia

Todo alimento poderá ser temperado com seu próprio cultivo! isso gera uma pequena economia nos gastos do mês!

  • Inspiração para cozinhar

Com uma horta em casa, ocupando um espaço pequeno, que cabe em qualquer lugar, é possível ter sempre à mão temperos aromáticos, como alecrim, manjericão, orégano e hortelã, por exemplo. A ideia pode nos inspirar a procurar novas receitas e inovar na cozinha!

  • Decoração do ambiente

Além de tudo, as plantinhas também deixam o ambiente mais alegre e bonito.

 

Compartilhe: